Bitter Day reúne lançamentos da escola inglesa

Bitter Day será no dia 8 de setembro

Dez marcas que já tinham os estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter também integram o movimento

Na próxima quarta-feira (8), 50 cervejas de estilos da escola inglesa chegam ao consumidor brasileiro ao mesmo tempo e com a mesma identidade visual. O maior lançamento simultâneo do mercado nacional acontece no Bitter Day, movimento organizado por marcas independentes do país. Na mesma data, outras 10 marcas farão ações de divulgação de rótulos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter que já fazem parte do mix.

As cervejarias e brewpubs participantes estão localizados em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estão sediados em 49 cidades e devem ganhar ainda mais visibilidade, considerando que pelo menos 20 cervejarias participantes vendem também por e-commerce.

 

 

Identidade visual padrão estará presente
em 60 cervejas a partir da próxima quarta-feira

O objetivo do Bitter Day é aproximar estes estilos do consumidor brasileiro. “A ascensão do mercado da cerveja é recente e quem compra muitas vezes não imagina que são mais de 120 estilos diferentes”, diz Daniel Jeffmann, cervejeiro da Fat Bull Beer e um dos idealizadores do movimento. A escolha pelos estilos da escola inglesa aconteceu pela adesão sensorial com a realidade brasileira. “São cervejas leves, aromáticas e refrescantes. Trazem novas nuances para a cerveja, ao mesmo tempo em que se conectam com o que os consumidores já identificam como predileção”, explica Janderson Martini, da Old Captain.

Vinicius Soares Cordeiro, sócio das marcas Ruradélica e Veterana e também organizador da ação, comenta que as cervejarias estão felizes com a proporção que a ideia tomou. “Temos certeza que é o primeiro de muitos movimentos coletivos que vamos realizar”, diz.

Mais sobre os estilos

Os lançamentos estão enquadrados em um dos três estilos: Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

Latas e garrafas terão a mesma identidade visual

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. A mais leve, Ordinary Bitter, pode ter entre 3,2% e 3,8% de teor alcoólico e 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor que vai de 0 a 120).

Já as Best Bitter, conhecidas também como Special Bitter, podem ter entre 3,8% e 4,6% de teor alcoólico e amargor de 25 a 40 IBUs.

Por fim, as Strong Bitter, conhecidas também como Extra Special Bitter ou ESB, apresentam teor alcoólico que varia entre 4,6% e 6,2% e índice de IBUs entre 30 a 50.

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário