Vinícola pretende facilitar escolha dos consumidores
Estudo realizado pela Casa Valduga com consumidores em suas lojas próprias e virtual, apontou que o brasileiro tem escolhido o vinho pela marca, seguida da variedade. Após esse diagnóstico, a empresa verificou a necessidade de fazer algumas alterações na identidade visual de seus vinhos para facilitar a comunicação com seu público.
O portfólio antigo de Casa Valduga, que era composto por três sublinhas identificadas como Terroir Leopoldina, Terroir Raízes e Terroir Identidade, podia gerar confusão na hora da escolha. A única distinção existente era na nomenclatura das linhas, no terroir e na variedade, leitura esta, não assimilada pela maior parte da tiragem da pesquisa.
Indo ao encontro da campanha do Instituto Brasileiro do Vinho, intitulada “Meu vinho, minhas regras”, em que o discurso visa descomplicar o consumo do vinho nacional, a vinícola Casa Valduga revê o seu portfólio de vinhos e passa a apresentá-lo como Casa Valduga Terroir e Casa Valduga Terroir Exclusivo.
Assim, os vinhos Raízes, Leopoldina e Identidade passam a se chamar Terroir, em uma única identidade de rótulos, facilitando a assimilação da marca, produto e variedade, bem como a identificação na gôndola.
A linha Terroir é composta pelos seguintes vinhos:
- Cabernet Sauvignon;
- Cabernet Franc;
- Pinot Noir;
- Gewurtztraminer;
- Chardonnay;
- Sauvignon Blanc;
- Merlot;
- Merlot Rosé.
Já a linha Terroir Exclusivo surge para proporcionar momentos de consumo diferenciados para quem vai à vinícola ou é consumidor da loja virtual. Os vinhos dessa linha possuem tiragem limitada.
“A linha Terroir Exclusivo nos permite oferecer mais uma experiência única para quem nos visita, já que o principal local de venda da linha é a nossa Enoboutique, que fica no coração da vinícola. Esta estratégia também serve como laboratório, para levarmos ao mercado nacional novas variedades”, destaca João Valduga, sócio e enólogo-chefe do Grupo Famiglia Valduga.
A linha Terroir Exclusivo é composta pelos vinhos:
- Viogner;
- Malbec;
- Marselan;
- Arinarnoa;
- Tannat.
Ambas as linhas possuem rótulos que apresentam uma experiência sensorial ao toque, com acabamentos em relevo e pequenos dizeres dos elementos que compõem o terroir.