A Valgroup desenvolveu para a Heineken uma nova embalagem para sua linha de cervejas Devassa fabricada com filme PCR (resina pós-consumo reciclada).
Com 30% de resina reciclada em sua composição, a embalagem auxilia na aceleração da economia circular do plástico, com a redução da utilização de resina virgem e atendendo o mesmo desempenho de uma embalagem convencional.
Para a Valgroup, participar deste projeto reforça o compromisso com a sustentabilidade. A empresa possui um robusto posicionamento ESG, como ser NET ZERO até 2040, neutralizando a emissão de carbono e reciclando o equivalente a 100% da quantidade de embalagens produzidas, contribuindo efetivamente para a economia circular por meio da retirada de resíduos plásticos do meio ambiente.
De acordo com o Gerente de Sustentabilidade da Valgroup, João Alves, contar com o apoio de grandes empresas como o Grupo Heineken é fundamental para fortalecer a economia circular, pois são elas que irão influenciar os consumidores e as demais companhias nas boas práticas de consumo de materiais. “Somente com a parceria de todos os elos da cadeia de produção é que vamos conseguir produzir tecnologia e materiais de qualidade para fortalecer a economia circular, modelo ideal para termos embalagens seguras, que resultam em menor pegada de carbono e na descontaminação do meio ambiente.” – afirma João Alves.
Em 2021, o Grupo Heineken anunciou o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A companhia quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até seu produto pós-consumo.
“Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável. Ainda assim, identificamos uma oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, finaliza Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.