Cargill renova marca Elefante

Receita, sabor, consistência e cor do atomatado continuam os mesmos

Elefante está passando por um processo de renovação de sua marca. Após 75 anos de tradição e relacionamento com os consumidores, a Cargill optou por mudar o posicionamento e os signos visuais e verbais do atomatado reconhecido como Top of Mind por três anos consecutivos pelo instituto Datafolha.

De acordo com Tatiana Zambon, diretora de Marketing e Comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil, o produto continua o mesmo: feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar e com rendimento e consistência que diferenciam o Elefante. No entanto, a marca está mais moderna e com uma linguagem mais acessível e próxima ao consumidor. “Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo”, explica.

Elefante ainda é voltado para quem busca o prazer culinário – pessoas de todas as gerações, que curtem cozinhar, reunir amigos e famílias em torno da mesa e serem reconhecidas por isso. Porém, com um visual e uma linguagem mais moderna e próxima da realidade dos consumidores. “Decidimos fazer essa renovação pois nossos clientes também têm evoluído ao longo dos últimos anos de uma maneira muito acelerada e precisamos acompanhar esse movimento”, assume a diretora.

Mudanças visuais e verbais

Com o novo slogan ‘Elefante, viver junto rende mais’, a marca evoluiu para um tom de voz mais informal e íntimo. As mensagens nas redes sociais, propagandas e materiais publicitários inspiram receitas e a união de amigos e famílias. “Nossos clientes têm uma relação muito próxima com a marca. Vemos isso todos os dias nos diálogos abertos nas redes sociais. Somos um amigo e um companheiro, por isso mudamos nosso tom de voz e nossa mensagem”, resume Tatiana.

Visualmente, a marca se apresenta em um tom mais vivo que chama atenção do consumidor e remete à alegria e ao amor. A grafia se encontra sem serifas e com legibilidade mais clara. E o branco do logo foi substituído por um bege mais quente e que remete à proximidade e sentimento que a marca quer passar. Além disso, com o apoio da Maurício de Sousa Produções (MSP), a Cargill atualizou o personagem Jotalhão. “Mudamos a iconografia e a forma de passar as informações, que ficou mais clara, moderna e fácil de entender remetendo também para elementos da cozinha e de receitas”, explica.

“Temos muito carinho por essa parceria, que é uma das mais antigas e bem-sucedidas da MSP. O Jotalhão está há mais de 50 anos ilustrando as embalagens do extrato de tomate Elefante, um dos mais tradicionais do mercado alimentício brasileiro”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.

Deixe seu comentário