BrauBeviale retoma com soluções inspiradoras

BrauBeviale 2023 mostra que as evoluções são cada vez mais constantes e
em períodos mais curtos. O nível de internacionalização do evento mostra também
a prioridade de empresas e profissionais de manterem-seatualizados e competitivos no mercado

 

Por Carlos Donizete Parra

 

Depois de uma parada de quatro anos, a BrauBeviale retoma sua posição como um dos principais eventos do setor mundial de bebidas. Reencontros calorosos e encontros inspiradores fizeram parte dos três dias de intensas visitas pelos estandes, congressos e espaços alternativos espalhados pela feira.

“Com a forte demanda de visitantes de mais de 120 países e de todos os setores da indústria de bebidas, a BrauBeviale teve um feedback muito positivo: intercâmbios técnicos entre especialistas, ampla gama de expositores e os tópicos especializados abordados no programa de apoio foram extremamente bem recebidos pelos visitantes. A BrauBeviale mais uma vez confirmou sua posição na indústria quando se trata de fornecer respostas aos desafios atuais,” garante Rolf Keller, Diretor Geral da Yontex.

Grandes players do mercado de bebidas estiveram presentes em busca de novidades

Salões bem frequentados e discussões de alta qualidade foram as principais conclusões para muitos expositores: os principais tópicos incluíram economia de energia no processo de fabricação, novos sistemas de enchimento e otimização da eficiência por meio de maior automação.

A sustentabilidade segue como tema propulsor para toda a cadeia produtiva com soluções apresentadas pela grande maioria dos expositores.

Público internacional

A edição deste ano se posicionou fortemente como uma plataforma para o setor com cerca de 45% dos expositores vindos de fora da Alemanha.
Yontex acredita que esse interesse internacional foi confirmado pela presença de representantes oficiais de alguns dos principais players do mercado de bebidas, mostrando que a empresa está no caminho certo para desenvolver ainda mais a especialização de seu portfólio de produtos para a indústria cervejeira e de bebidas.

O avanço das novas tecnologias

Inteligência artificial, robótica, machine learning, sistemas coletores de dados capazes de armazenar e registrar informações em tempo real que permitem a mudança nos rumos das operações tornando as linhas mais eficientes e produtivas, além da presença massiva da automação com vasto uso de sensores e eletrônica de última geração.

Flexibilidade e personalização estimulam a utilização de latas decoradas em pequenos lotes

O que antes parecia um filme de ficção científica agora está presente em muitos dos produtos oferecidos pelos expositores presentes na BrauBeviale 2023, realizada no final de novembro, em Nuremberg, na Alemanha.

O que é possível constatar também é que os ciclos de inovação estão mais curtos. Apesar do pequeno período entre a drinktec, realizada em setembro de 2022 em Munique, e a BrauBeviale, já é possível registrar novidades e avanços que podem impactar a indústria de bebidas nos próximos anos.

O mais surpreendente de tudo isso é que a cada dia surgem novas tecnologias numa velocidade sem precedentes exigindo dos profissionais conhecimento para decidir o que vale ou não a pena para o futuro da indústria. A certeza é que os ciclos de inovação, seja ela disruptiva ou incremental, estão mais curtos e constantes exigindo atenção redobrada dos tomadores de decisão. Com modelos de negócios numa transformação frenética, a evolução tecnológica é a grande aliada para posicionar empresas e profissionais no caminho e na direção correta para obtenção dos resultados esperados.

Embalagem

A britânica Nomoq apresentou seus serviços de impressão em latas de alumínio para craft beers com a grande vantagem de não exigir pedido mínimo, ou seja, o fabricante tem flexibilidade para produção de pequenos volumes podendo explorar a criatividade e abusar da personalização. Os designs podem ser criados, alinhados e aprovados digitalmente facilitando e agilizando o processo produtivo.

 

Barris de chope ganham impulso com a sustentabilidade. Cores vivas mostram que essas embalagens também podem ser atraentes no ponto de venda

Barris de aço

Os barris de chope em aço inoxidável produzidos pela italiana Super Monte, empresa parte do Grupo INOXCVA, ganharam vida com cores vibrantes que impactam diretamente o consumidor no ponto de venda. Mais um benefício para essa embalagem que vem conquistando o mercado, notadamente por seus atributos de sustentabilidade: retornável, reutilizável, durabilidade de cerca de 30 anos.

 

Tampas esportivas

Para otimizar a reciclagem, tampas esportivas da Bericap têm um design mono-material

A Bericap apresentou um novo portfólio de tampas esportivas chamadas Biarritz, Mayence e Monet com anglo de abertura de 180 graus e um design moderno e intuitivo. Para otimizar a reciclagem, as tampas esportivas da Bericap são produzidas com mono-material. Outra linha apresentada no evento é a Clip Aside composta de tampas tethered. Na União Europeia, as indústrias de bebidas têm até 3 de julho de 2024 para implementação dessas tampas no mercado. E, complementando o portfólio uma linha completa de tampas para vinhos e destilados foi apresentada para os visitantes da BrauBeviale. Com designs e decorações modernas e atrativas para o ponto de venda, as tampas atendem às novas demandas requeridas pelos produtores.

 

InnoKegX é uma evolução do equipamento de duas estações. Compacta, enchedora de barris chega para atender segmento de pequenas e médias cervejarias

Processos

A KHS apresentou a InnoKegX, uma enchedora compacta de barris que vem para atender o segmento de pequenas e médias cervejarias. Tem como principal característica realizar em uma única estação os processos de limpeza e enchimento do barril. “Depois da limpeza, é feito um processo de CIP no bico e no barril evitando qualquer tipo de contaminação. O equipamento é composto de válvula dupla sede e sensores garantindo essa higienização e esterilização”, explica David Servio, Gerente de Vendas América do Sul da KHS do Brasil.

Com tecnologia e eletrônica de última geração, essa máquina garante mais produtividade, eficiência e segurança ao processo de enchimento de chope com uma produção de 25 barris por hora. Com um custo bem interessante, o equipamento pode ser utilizado até mesmo por cervejarias maiores que possuem produtos premium ou lotes menores para envase.

 

Insumos

Brewtan é o nome comercial do ácido tânico que a OminiChem produz e a Prozyn comercializa para toda a América Latina.

O ácido tânico é uma das tecnologias que mais crescem no mundo, atualmente. Cerca de 40% das cervejarias no mundo já usam esse produto que tem como principal benefício o aumento do shelf life.

“O Brewtan promove a estabilização coloidal de longo prazo na cerveja. Então você consegue um shelf life muito maior utilizando uma solução que é 100% natural”, garante Persio Volpini Jr, Gerente para Food & Beverage da Prozyn Biosolutions.

O Brewtan é um produto sustentável e clean label. “Ele remove as proteínas sensíveis da cerveja e sai naturalmente do produto. É um coadjuvante de tecnologia que cresce rapidamente, sendo que no Brasil cerca de 60% do volume de cerveja produzido já utiliza o Brewtan em alguma parte do processo produtivo”, garante Persio Volpini.

Válvulas e bombas

Válvula Mix proof da Evoguard vem com sistema seaf lift que efetua um flushing na câmara para eliminar qualquer resíduo ou corpo estranho que possa criar uma contaminação

A preocupação com eficiência e segurança alimentar chega em todas as fases do processo produtivo e, nesse sentido, a escolha do sistema de válvulas ganha cada vez mais importância dentro das fábricas de bebidas e alimentos.

Na BrauBeviale, a Evoguard – marca pertencente ao Grupo Krones – mostrou um portfólio composto por válvulas mix proof, dupla borboleta, válvulas de alívio, válvulas assépticas, entre outras.

Uma linha extensa de válvulas para controle, monitoramento e segurança dos processos e produtos. Destacando a linha mix proof como extremamente versátil, Reinaldo Varzoni, Supervisor de Vendas da Krones do Brasil, explica que essas válvulas garantem a qualidade dos produtos evitando quaisquer tipos de contaminações. “A válvula dupla sede, também conhecida como mix proof, é composta de uma câmara de segurança que garante que se algum produto vazar não vai haver nenhum contato protegendo sua produção. Também possui o sistema seaf lift que executa um flushing nessa câmara para que não fique nenhum resíduo ou corpo estranho que possa criar uma contaminação. Isso pode ser feito nas duas partes da válvula (superior e inferior)”, garante Varzoni.

A Krones também apresentou uma linha de bombas de simples estágio, múltiestágio e autoescorvante, além das bombas de deslocamento positivo fabricadas pela recém-adquirida Ampco. Essas bombas são muito usadas para produtos viscosos como mosto e fermento.

Outra novidade são os trocadores de calor de feixe tubular 100% sanitários que permitem fazer a refrigeração ou aquecimento de água, sucos, leite, cerveja com maior eficiência que os trocadores à placa devido, principalmente, a facilidade de limpeza desses equipamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Dry Hopping

A solução de dry hopping da Alfa Laval, Alhop, é uma solução sustentável para médias cervejarias. Com ela é possível produzir cervejas diferenciadas com melhores taxas de extração, reduzindo o consumo de lúpulo e outros recursos. É um sistema de fácil integração na linha que garante uma boa transição para uma cervejaria sustentável sem comprometer a qualidade dos produtos e eficiência do processo de produção.

Com maior rendimento e estabilidade do sabor, o Alhop funciona através de um loop de recirculação de fluxo cruzado. Enquanto é continuamente alimentado com cerveja, a cerveja seca flui continuamente pelo filtro.

Uma vez terminado o processo de extração, a cerveja retida no sistema é recuperada pelo processo de concentração e diafiltração.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno