E80 Group

Publieditorial

 

Fábrica inteligente: novos desafios depois

de 40 anos de atividade

 

O nascimento do E80 Group 

 

Sistema de gestão integrado de um armazém automatizado de alta densidade com veículos guiados a laser

 

A Elettric80 consolida-se e continua a crescer, tornando-se E80 Group. A multinacional italiana é uma das empresas líderes de mercado em projetos e instalação de soluções intralogísticas automatizadas e integradas para empresas produtoras de bens de amplo consumo. Em 2020 recebeu a Ruck S.r.l. como acionista minoritário e a BEMA S.r.l. desde 2021, como divisão robótica do grupo, além de outras importantes parcerias estratégicas.

E80 Group é representado pela holding dos fundadores do Grupo, o Presidente Enrico Grassi e o  Vice-presidente Vittorio Cavirani, e pela Ruck, holding formada por um grupo de investidores.  O objetivo principal do Grupo é promover a inovação para um crescimento cada vez mais sustentável.

“A operação é fruto da integração dessas realidades, que com o E80 Group visa valorizar nossa história e nossa identidade, projetando-nos rumo a um destino comum, um futuro compartilhado e permeado pelos valores que desde sempre nos diferenciam como equipe: inovar, ousar, resolver, valorizar e conectar”, declaram o Presidente Grassi e o Vice-presidente Cavirani.

Veículos guiados por laser

 

O E80 Group está presente principalmente nos setores alimentício, bebidas e papel tissue, e entre seus clientes estão Barilla, Parmalat (Grupo Lactalis), Danone, Evian, Nestlé, Bonduelle, Coca-Cola, Sofidel Group, Carozzi, Constellation Brands, Ypê e muitos outros.

 “Sempre nos animou a ideia de que “é possível deter tudo, menos a força de um sonho” e há 40 anos do início do nosso desafio recebemos com imensa satisfação a primeira participação de uma sociedade no Grupo – comentam os executivos –: a Ruck S.r.l. é uma realidade que representa experiências empresariais de sucesso, compartilha conosco a visão do futuro e está em total sintonia com nossos valores corporativos e nosso modo de agir para o território. Abrir o capital social fortalece e consolida ainda mais nosso modelo industrial que nos permitirá adquirir competências empresariais de alto nível, de acordo com os interesses do E80 Group. Estamos convencidos de que teremos novos estímulos para promover nossa ideia de inovação e para crescer no mercado global, perseguindo o objetivo dos 500 milhões de euros de faturamento em 2024”.

 

Sistemas de paletização

A sustentabilidade e a segurança da Indústria 4.0


A difusão de modelos de manufatura inteligente, onde os fatores habilitantes são a rastreabilidade total dos produtos, o aumento da sustentabilidade dos processos e a máxima segurança das operações, assim como a necessidade de responder com velocidade e precisão às evoluções contínuas de um mercado cada vez mais orientado à mass customization (customização em massa), estão orientando as escolhas de muitas empresas produtoras de bens de amplo consumo, rumo à escolha de soluções integradas de automação, capazes de reduzir desperdícios e ineficiências. Elas permitem transferir valor não apenas através do aumento da eficiência das linhas produtivas, mas também a todo processo de fabricação, envolvendo a intralogística e a distribuição, com vantagens que se refletem em toda a cadeia de suprimentos e  consumidor final. Uma transformação radical filha do conceito de Indústria 4.0, que abrange não apenas o âmbito industrial, mas também a sociedade como um todo.

Precursor da Indústria 4.0, graças a inovações hardware e software desenvolvidas desde os anos noventa, o Grupo acompanhou esta evolução nos últimos anos, com resultados positivos contínuos. O modelo de fábrica inteligente desenvolvido pelo E80 Group baseia-se em soluções projetadas sob medida para gerenciar fluxos e sistemas dentro de fábricas e centros de distribuição, com o uso de veículos automáticos guiados a laser, robôs de paletização, sistemas de controle de paletes, etiquetadoras e envolvedoras robóticas, armazéns de alta densidade, sistemas de picking e repacking. Todo o fluxo é gerenciado por uma única plataforma software SM.I.LE80 (Smart Integrated Logistics). “É o “regente de orquestra” que garante a condução ideal de todas as operações – da entrada das matérias-primas à armazenagem, até à expedição -, a rastreabilidade total dos produtos movimentados e a integração entre os vários sistemas”, explica o General Manager da E80 no Brasil Luca Guidetti. “Além disso, nossos serviços de consultoria e assistência digital ativos 24 horas por dia, sete dias por semana, garantem níveis máximos de inovação, confiabilidade e redução das margens de erro”.

A primeira planta na ótica 4.0 foi implantada em 1992 e, desde então, o Grupo instalou mais de 300 fábricas integradas, com mais de 2 mil sistemas robotizados, mais de 5 mil veículos automáticos guiados a laser e, desde 2016, 35 armazéns automáticos de alta densidade.

Presente nos cinco continentes, a multinacional italiana conta com mais de mil funcionários e 14 filiais no mundo.