Sacmi apresenta novidades para produção de tampas metálicas

A empresa apresentará na feira de Essen (Alemanha), entre os dias 2 e 6 de maio, as últimas evoluções tecnológicas no mundo dos crown e alluminium caps. São soluções integradas para produção de Maxi-P e cáspulas twist off com vedação PVC-free.

Comercializada desde 2016, a PCT 600 se diferencia da solução anterior pelo aumento de produtividade superior a 30% (6 mil cápsulas por minuto, em relação às 4.500 da versão anterior, enquanto graças à integração com o sistema de visualização é garantida a centralização da decoração – margem de erro = 0,04 mm).

Dotada de interruptor comandado por motor brushless, a máquina trabalha em linha com a nova PMC 600, a solução para a aplicação das vedações reprojetada pela Sacmi para sustentar o aumento da produtividade da PTC, com outras vantagens na qualidade do projeto graças à melhor e mais linear movimentação das tampas dentro da máquina. A gama relativa à tampa de coroa é completada com a CCD, a máquina para o embossing da tampa, equipada para gerenciar cápsulas decoradas (com sistema de visualização CVS para sincronizar o embossing com a decoração) e/ou não.

Mas é no produto que a Sacmi lança o desafio mais importante do setor. Pontuais dados de mercado sobre a difusão dos tall alluminium caps para o setor do vinho – que há algum tempo superou as 4 bilhões de unidades vendidas – levaram a empresa a transferir para uma máquina específica a essas tampas (PMH) a tecnologia para imprimir uma dose PVC-free partindo diretamente do grânulo: uma enorme vantagem, comparando com os tradicionais discos obtidos da folha, sob o perfil da eficiência e da otimização do consumo de matéria-prima. Esta máquina integra, como todas as soluções da SACMI, um sistema de visualização da gama CVS para controlar a qualidade do lacre impresso mas também, graças ao módulo CVS360, a decoração na parede lateral da cápsula e no fundo.

No entanto, enquanto os especialistas se confrontam sobre os riscos para a saúde devido ao uso do PVC nas vedações, a Sacmi antecipa o tempo daquela que em muitas empresas já é uma realidade e que também pode ser traduzida, em um futuro próximo, em uma indicação normativa precisa. E, assim, o Grupo Sacmi propõe ao mercado a PMA para a produção de cápsulas twist-off: neste caso, a inovação fundamental consiste na possibilidade de desenvolver vedações com perfil anular definido imprimindo uma dose de PVC-free diretamente do grânulo dentro da parte interna da tampa, uma revolução no mundo food que está apenas no começo.

Para a produção de cápsulas no moderno padrão Maxi-P (as tampas dotadas de lingueta para a abertura da garrafa), a Sacmi propõe a máquina PMV para a aplicação da vedação e a RCM para a impressão e a aplicação do anel em plástico dotado de lingueta diretamente na carcaça: uma solução que reúne praticidade e elegância.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno