Período é rico em oportunidades para ampliar as vendas de bebidas,
entre elas os RTDs
O Carnaval é uma das datas mais importantes do calendário de festas do Brasil. O evento é um motor econômico para o comércio, turismo e indústria de todo o país. Representa um período de oportunidades para lançamento de produtos e serviços que podem se aproveitar da alta demanda dos consumidores.
A pesquisa “Carnaval 2026 – viagem e turismo, realizada pelo Sebrae-SP revela que neste Carnaval a maioria dos consumidores que pretendem viajar (cerca de 55%) devem gastar entre 1mil e 4 mil reais. Ainda de acordo com o levantamento, 55% planejam gastar mais do que o ano anterior.
RTDs embalados na folia
Embalados por um crescimento anual acima de dois dígitos, os RTDs aproveitam o Carnaval para o lançamento de novos sabores, formatos diferentes de embalagens e ativações de marketing para aumentar a visibilidade dos produtos. Os RTDs aliam sabor, praticidade, refrescância e versatilidade contribuindo para melhorar a experiência de foliões espalhados pelo país.
Nesse contexto várias marcas aproveitram a ocasião com lançamentos:
• Bebida da Velho Barreiro, a VB Refresca lançou cinco novos sabores de RTDs em embalagens de vidro de 275ml e 5% de teor alcoólico. Para o Carnaval, a estratégia é reforçar a atuação nas ruas e no digital. A marca fez um rebranding na embalagem, tropicalizando e colocando o “velho” com um visual jovem.
• A Schweppes Mixed reforça sua presença no Carnaval com o lançamento da Caipivodka Maracujá ampliando o portfólio já conhecido: Gin Tônica, Spritz, Vodka Citrus e Gin Tônica Pink.
• Corote Combo e Corote Sabores são as novas bebidas da Missiato para o Carnaval 2026. Para quem prefere bebidas prontas com maior conveniência, o Corote Combo traz coquetéis alcoólicos gaseificados disponíveis em garrafas de 1 litro, com 8% ABV e que pode ser compartilhado entre amigos.
• A Xá de Cana, fabricante de caipirinha de caldo de cana pronta para beber, está investindo 1 milhão de reais em reestruturação e ampliação fabril para sustentar sua presença em escala nacional. Para o Carnaval, o Xá de cana chega com uma receita ajustada, mais leve e refrescante. A bebida mantém sua identidade original (caldo de cana natural, cachaça de alambique e limão) e teor alcoólico de 6,5%.
Veja também
• A parceria entre Ambev e Coco Leve também estará presente nas ruas neste Carnaval. O novo sabor Beats Green Mix aposta em um perfil de frutas verdes, enquanto o gelo saborizado combina frutas tropicais em uma versão voltada para realçar o sabor da bebida, prolongar o resfriamento e reduzir a diluição do drink, já que o gelo mantém a bebida gelada mas sem deixá-la aguada.
Mercado
O mercado de de RTDs no Brasil pode chegar a cerca de 277,3 milhões de dólares até 2030, uma taxa de crescimento anual de 14%, conforme relatório da Grand View Research.
Vários fatores impulsionam esse crescimento, mas a busca por novas bebidas parece ser uma questão fundamental para os consumidores atuais que estão abertos à experiências sensoriais diferentes. Isso tudo aliado ao clima frenético do Carnaval representa um mar de oportunidades para as empresas de bebidas alcoólicas nesse início de ano.
Siga-nos nas Redes Sociais:


