Liess completa 70 anos de atuação e desponta como um dos principais fabricantes de equipamentos para bebidas no Brasil
Por Carlos Donizete Parra
Ao completar 70 anos de atividades no Brasil, a Liess figura como um dos mais importantes fabricantes de equipamentos para o setor brasileiro de bebidas. Nesse período, a empresa já passou por momentos de estabilidade econômica como também por fortes crises, como essa que estamos vivendo. Isso, no entanto, em nada afetou a confiança e o comprometimento da empresa com o mercado brasileiro, com seus clientes, fornecedores e, principalmente, com seus colaboradores.
Frente a um mercado caracterizado fortemente pela sazonalidade e altamente demandante em qualidade, a Liess segue a estratégia de manter um quadro fixo de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de produtos e processos oferecidos ao mercado; instalações fabris com processos industriais atualizados e uma equipe de produção fixa que domina esses processos, e que possa agir como multiplicadores sempre que houver demanda superior à capacidade instalada. Quando isso acontece é necessário a contratação de força de trabalho temporária e fornecedores desenvolvidos para a produção de componentes de menor complexidade. Isto é feito de forma criteriosa e sempre definida caso a caso para não comprometer a qualidade final do fornecimento. Desta forma, a Liess conseguiu implementar um modelo mais elástico em relação à capacidade de produção, sem comprometer a saúde financeira da empresa.
Vantagem competitiva
Com uma linha de produtos muito especifica, a empresa desenvolveu, ao longo desses anos, muitos processos, tecnologias e dispositivos especiais não disponíveis no mercado. “Isto é uma prática constante na empresa. Nos anos 90 desenvolvemos um processo de fabricação em campo para tanques fermentadores/ maturadores para cerveja totalmente inovador. Este processo foi patenteado e nos garantiu grande vantagem competitiva no período. Máquinas de corte a laser estiveram presentes na empresa desde o inicio desta tecnologia. Recentemente foi adquirida uma máquina de solda a laser, única no Brasil com esta capacidade, para produzir todo tipo de camisas de aquecimento e resfriamento (pillow plate), deixando nossos produtos alinhados com o que há de mais atual no mundo. Dispomos também de duas linhas de produção de tampos torisféricos, dando-nos total autonomia na fabricação de tanques, garantindo qualidade e prazos. Na área de soldagem, temos profissionais próprios para desenvolvimento de processos de soldagem, qualificação e certificação de soldadores”, explica José Luiz Raymundo, superintendente da Liess.
Para o gerenciamento eficiente e ágil de todas as operações, a empresa optou pela implantação de um moderno sistema de ERP, capaz de rastrear e controlar todas as operações e materiais utilizados no processo produtivo.
Com o objetivo de atender as demandas de um mercado competitivo e altamente dinâmico, em média 4% do faturamento líquido da empresa é investido em pesquisa e desenvolvimento. Isso possibilita o lançamento constante de novas tecnologias e de um portfólio de equipamentos com altos índices de eficiência operacional e confiabilidade.
Alinhada aos principais conceitos de sustentabilidade que possam permitir ganhos de eficiência e redução dos consumos de água e energia elétrica, a Liess desenvolveu uma ampla gama de soluções que efetuam esse trabalho com maestria, com destaques para uma nova geração de lavadoras de garrafas, a quarta geração do sistema de tratamento de açúcar por resinas iônicas e o pasteurizador tipo túnel com projeto orientado para redução de consumo de água e energia.
Tendo sempre o mercado interno como prioridade, a Liess direciona parte de sua produção também para exportações, com equipamentos já instalados na Ásia, África e toda América Latina.
“Em nossa estratégia internacional definimos como foco a America Latina, com ênfase no Chile, Peru, República Dominicana e México. Apesar de ser uma abordagem relativamente recente, já realizamos vendas e o cenário é promissor”, avalia José Luiz.
Com atuação basicamente nos mercados de cerveja e refrigerantes, com nível altíssimo de competitividade, a empresa investe constantemente na atualização de seu parque industrial e no desenvolvimento de soluções que possam trazer valor ao cliente. Além disso, a capacitação e treinamento de seus colaboradores é vista sempre como fator preponderante para o sucesso de seus negócios e bem estar de todos que atuam na empresa.
“A Liess acredita que para uma empresa ser um lugar especial para trabalhar, não basta ter políticas caras de recursos humanos. O importante é que nossos colaboradores sintam-se satisfeitos, reconhecidos e motivados; sejam respeitados e tratados com justiça.Valorizamos o conhecimento, a experiência, habilidades e atitudes com foco em resultados.
As ações de recursos humanos estão voltadas para o aperfeiçoamento técnico e desenvolvimento pessoal das nossas equipes. São projetos de comunicação, eventos de integração, treinamentos individuais ou em grupos, programas de qualidade de vida, entre outros, privilegiando sempre uma relação organizacional aberta, deserarquizada e transparente”, explica o executivo da Liess.
Tecnologia para artesanais
Com diferenciais tecnológicos bastante reconhecidos no mercado, a Liess inova mais uma vez ao colocar no mercado uma linha de Blocos de Brassagem com capacidade de 30 hl e 50 hl por fabrico voltada para o mercado de cervejarias artesanais e microcervejarias. “Detectamos uma carência neste mercado de equipamentos com tecnologia que garanta alto rendimento do processo e repetibilidade das características da cerveja produzida. Desenvolvemos um produto com base em nossa tecnologia e longa experiência no fornecimento de salas de brassagem para as maiores cervejarias do país, com características construtivas que resultaram em um produto diferenciado neste mercado”, finaliza José Luiz.
Linha do tempo_______________________________________________________
Empresa de engenharia, produção de estruturas metálicas, tanques em aço inox, lavadoras de garrafas e pasteurizadores. Pioneira no desenvolvimento de solda em alumínio no Brasil, começa a fornecer tanques nesse material para cervejarias. Em 1972 instala-se no município de Canoas – RS.
Passa a fazer parte do grupo Holstein Kappert (HK). Além dos produtos anteriores, começa a produzir lavadoras de garrafas e pasteurizadores H&K.
Início da parceria tecnológica com a Ziemann GMBH. Fornecimento de linhas completas para cervejarias, salas de brassagem, adegas, filtração, CIP, com a marca Ziemann Liess. Mais tarde a Ziemann GMBH adquire participação minoritária na composição acionária da empresa. Todos os projetos desenvolvidos com engenharia Liess.
Entrada no mercado de implementos rodoviários especiais. Mais tarde foi incorporada a linha de silos graneleiros em inox e alumínio.
Inicio de fornecimento de instalações
completas para fabricação de
refrigerantes.
Fim da parceria com o Grupo Holstein Kappert (H&K), continuando com as linhas de lavadoras e pasteurizadores.
Deixou de fazer parte
do Grupo Ziemann GMBH mantendo a linha
de equipamentos para cervejaria.