Empresa investe em iniciativas que promovem desenvolvimento humano e responsabilidade social
A Uberlândia Refrescos, fabricante Coca-Cola com sede em Uberlândia e atuação nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, é considerada hoje referência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) no setor de bebidas, alinhando crescimento de negócio à responsabilidade socioambiental.
No eixo Ambiental, a empresa coleciona resultados expressivos. O Complexo Alexandre Biagi é a primeira unidade da Coca-Cola no mundo a conquistar, simultaneamente, a certificação LEED Platinum e os selos LEED Zero (Energia, Carbono, Água e Resíduos). Esses reconhecimentos atestam investimentos em inovação e eco eficiência: geração de energia 100% renovável, reuso integral da água captada, reciclagem e reaproveitamento total de resíduos e ambientes projetados para conforto e bem-estar.
Além disso, como empresa Net Zero, a Uberlândia Refrescos adota medidas consistentes para reduzir sua pegada de carbono em toda a cadeia de valor, reforçando seu papel de referência na agenda climática global. Além do reconhecimento internacional, a empresa também foi premiada recentemente com o Selo “Uberlândia Mais Sustentável”, na categoria Verde, nível máximo do programa municipal.
No eixo Social, a empresa oferece programas de capacitação e desenvolvimento, além de ações para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. A agenda de Diversidade & Inclusão também ganhou protagonismo, com iniciativas estruturadas como o programa Inclusifica, voltado à inclusão de pessoas com deficiência, e o Vozes Femininas, dedicado ao fortalecimento da equidade de gênero. Essas práticas buscam ampliar oportunidades, valorizar talentos e construir um ambiente de respeito e acolhimento.
Já no pilar de Governança, a empresa mantém um sólido Programa de Integridade, com políticas claras de ética e transparência, auditoria interna ativa e um canal de ética acessível e seguro.