Objetivo é minimizar riscos de acidentes propiciando um ambiente de trabalho seguro e saudável
Em 2016, pelo quinto ano consecutivo, foi concedida à Sidel uma certificação por seu compromisso com a excelência na gestão das práticas de saúde e segurança em suas atividades. Essa atribuição é realizada pelo SAFEcontractor, esquema líder de certificação de terceiros que reconhece altos padrões de gestão de saúde e segurança. A certificação se concentra principalmente nas atividades e práticas dos funcionários da Sidel durante a execução de suas tarefas em conformidade com os procedimentos de saúde, segurança e meio ambiente do grupo empresarial nas fábricas dos clientes.
A saúde e a segurança são fundamentais para as operações da Sidel e para seu compromisso permanente com práticas sustentáveis. “Nossa intenção é prosseguir com os mais elevados padrões e as práticas de trabalho mais seguras em tudo o que fazemos como organização”, comenta Stéphane Aymonier, Corporate HS&E Director da Sidel. “Obter com sucesso a certificação por mais um ano é muito gratificante. Com um grande número de engenheiros altamente experientes trabalhando em unidades de produção que não são nossas, isso atesta que nossos esforços para minimizar os riscos para nosso pessoal, nossos clientes e para o público estão provando ser muito eficazes.”
Minimizando os riscos de acidentes
O esquema SAFEcontractor é usado por diversas organizações para a contratação de fornecedores competentes, e a Sidel comprovou mais uma vez seu compromisso em manter seus excelentes resultados em saúde e segurança. Por meio desse esquema, as organizações realizam um processo de triagem para examinar os procedimentos de saúde e segurança implementados e efetivamente executados, bem como os registros referentes à segurança do trabalho. O objetivo é determinar se normas adequadas de segurança são seguidas no desempenho de todos os aspectos do trabalho realizado, minimizando, com isso, os riscos de acidentes. Auditorias de segurança e outros procedimentos relevantes são efetuados em todas as localidades, e as pessoas designadas para realizar o trabalho em nome da empresa devem possuir um bom conhecimento das práticas de saúde e segurança.
Saúde e segurança no mundo todo
A Sidel tem quase 3.500 funcionários no mundo todo. Em suas próprias unidades em todo o mundo, a Sidel conta com profissionais de saúde e segurança que oferecem diariamente conselhos competentes para as equipes, e a empresa também recorre ao suporte de especialistas comprovados de organizações externas. Os funcionários passam por um programa de treinamento que lhes propicia uma boa compreensão profissional de saúde e segurança no local de trabalho. Os engenheiros de campo recebem um treinamento abrangendo todos os riscos que poderiam enfrentar nas fábricas. Diretrizes orientam quanto a riscos envolvendo operações manuais, trabalhos em altura e outros riscos, além do uso de EPI (equipamentos de proteção individual) e outros equipamentos de segurança. Além de fornecer treinamento para suas próprias equipes, ajudando a garantir a segurança no local de trabalho para todos, a Sidel também realiza treinamentos para os funcionários de seus clientes, em suas próprias fábricas, se desejarem.
Mais informações sobre as práticas de sustentabilidade da Sidel estão disponíveis em http://www.sidel.pt/sustentabilidade.