A indústria de água mineral vem criando nos últimos anos um ambiente de inovação propício ao lançamento de produtos que oferecem aos consumidores conveniência, saudabilidade e um portfólio abrangente de embalagens, águas saborizadas e produtos de qualidade
Por Carlos Donizete Parra
O mercado global de água engarrafada deve faturar US$ 336,21 bilhões em 2024, atingindo US$ 452,90 bilhões até 2029, com um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 6,14% durante o período de previsão (2024-2029), segundo estudo da Mordor Inteligence, empresa global de dados e inteligência de mercado.
Com um mercado altamente competitivo, tanto no Brasil como no mundo, devido ao grande número de pequenos players envolvidos, o setor de águas minerais tem na conveniência e inovação fatores chaves para crescimento das empresas.
O avanço nesse mercado implica na adoção de estratégias que incluem ampliações e modernizações de fábricas, lançamento de produtos, expansão de portfólio, aumento da malha de distribuição, diversificação de embalagens e outras ações com o objetivo de atrair e fidelizar os consumidores.
“A Fruki Bebidas está sempre atenta às demandas de mercado, analisando tendências nacionais e internacionais de consumo. Atualmente, vemos uma oportunidade enorme na Água da Pedra em lata, tanto nas versões tradicionais com e sem gás quanto nas saborizadas, produto mineral com adição apenas de gás e aroma natural. As essências frutas vermelhas, abacaxi com hortelã e limão com alecrim foram lançadas em novembro do ano passado. O produto caiu no gosto de todos os perfis de consumidores e a procura superou quaisquer expectativas. Trata-se de uma alternativa saudável, zero açúcar e calorias, além de ser uma opção refrescante e saborosa para quem busca hidratação com experiência sensorial. Em março de 2024, no South Summit em Porto Alegre, realizamos o lançamento da Água da Pedra com e sem gás em lata de alumínio, um produto premium e altamente sustentável. De acordo com a ABRALATAS/2022, o Brasil já recicla a mesma quantidade de latas produzidas”, explica Aline Eggers Bagatini, CEO da Fruki.
A preferência por uma hidratação saudável faz da água mineral uma bebida cada vez mais frequente na escolha dos consumidores, contribuindo para a saúde e qualidade de vida da população. Os índices de diabetes, obesidade e outras doenças vinculadas a dietas não recomendáveis são preocupantes em qualquer parte do mundo, atualmente.
“Depois da pandemia acho que é unânime dizer que as pessoas buscam qualidade de vida e bem-estar. E a água mineral natural é o principal item para uma boa hidratação, então temos essa tendência de crescimento de mercado. Outra tendência é a água com gás, que vem sendo uma boa opção de escolha dos consumidores que estão substituindo as bebidas gasosas açucaradas ou adoçadas pela água mineral com gás apenas, ou com saborização natural de frutas”, garante Cesar Dib, Diretor Executivo da Lindoya Verão.
Uma série de fatores explicam o crescente aumento no consumo de águas minerais em todo o mundo posicionando a bebida como a mais vendida na categoria de não alcoólicos à frente dos refrigerantes por quase uma década. Entre as principais características estão aquelas associadas à saúde, conveniência, preço, variedade de embalagens, zero caloria, sem aditivos artificiais e natural.
“Em busca de uma vida mais saudável, o consumidor passa a ter uma maior preocupação com a origem dos ingredientes, composição de alimentos e bebidas, buscando alternativas aos produtos ultraprocessados e com altas concentrações de açúcar. A redução de açúcar é uma das grandes tendências globais que vimos nos últimos anos, afetando a indústria de alimentos e bebidas. As águas saborizadas representam mais uma opção ao consumidor que deseja reduzir o açúcar de sua dieta”, informa Luciana Ranbalducci, CEO da Água Pedra Azul.
Outro ponto importante é a crescente conscientização do consumidor brasileiro sobre a qualidade da água, o que vem impulsionando a demanda por produtos confiáveis e de alta qualidade. “Estamos acompanhando as movimentações do mercado como o aumento da demanda por produtos premium e diferenciados, com as águas com sabores naturais e adição de minerais. A sustentabilidade é outra tendência forte, com consumidores cada vez mais preocupados com o impacto ambiental das suas escolhas. A transparência e a origem dos produtos também ganham importância, assim como a conveniência, com o aumento das vendas online e entregas diretas ao consumidor. Investimos recentemente na criação de uma nova marca premium, a LBR Water, que irá atender um público ainda mais exigente e que posiciona a água mineral no mesmo nível de outras boas escolhas que ele faz, como um bom vinho ou um prato conceituado da alta gastronomia. Acreditamos que esta marca irá ganhar outros mercados além do centro-oeste”, diz Rodolfo Alves Almeida, CEO Águas Lebrinha Ltda.
O avanço das águas funcionais
A água funcional é uma água enriquecida com vitaminas que está ganhando popularidade entre os consumidores por sua conveniência, benefícios percebidos à saúde e melhor sabor em relação à água da torneira. Existem preocupações crescentes em relação a vários problemas de saúde, como problemas digestivos, ganho de peso, diabetes etc., motivo que levam os consumidores a optarem por uma opção mais saudável, como água funcional e água saborizada.
Em comparação a outras bebidas prontas para o consumo, as águas funcionais são mais baratas e oferecem uma grande variedade de opções de embalagem para diferentes ocasiões de consumo. O aumento da demanda por bebidas funcionais é atribuído à inclusão de ingredientes como proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais.
Segundo pesquisa da Mordor Inteligence, em economias desenvolvidas, como Estados Unidos e Canadá, a água funcional vem se tornando uma importante categoria de bebidas, pois é uma opção atrativa para consumidores preocupados com a saúde. Consequentemente, isso aumenta o portfólio e os volumes dos engarrafadores. Em alguns países, esses produtos estão posicionados como alternativas às bebidas carbonatadas, sucos de frutas e outras bebidas não alcoólicas.
“Foco e produtividade são as funcionalidades mais recentes de bem-estar mental e emocional que os consumidores estão buscando, além de alimentos e bebidas que influenciam a capacidade cognitiva, gerenciam os níveis de estresse e otimizam a função cerebral. Pessoas da Geração X estão abrindo caminho para uma nova abordagem do envelhecimento saudável, que inclui produtos que os ajudarão a prosperar em seus estilos de vida diversificados, agora e nas próximas décadas. Estamos vendo marcas de fora desenvolverem produtos funcionais que ajudam o consumidor com ingredientes naturais e baixos teores de açúcar.
Vemos também o crescente aumento de águas em embalagem cartonada e, principalmente, em latas de alumínio. Estamos evoluindo continuamente, junto com os novos desejos da sociedade e das novas descobertas da medicina”, explica Luciana Rambalducci, CEO da Água Pedra Azul.
Sustentabilidade
Da mesma forma que aumenta o consumo de água mineral em todos os continentes do mundo cresce a preocupação da indústria em oferecer aos consumidores produtos de qualidade em embalagens seguras e sustentáveis.
“O mercado de água mineral está em franco crescimento no Brasil, com consumidores cada vez mais conscientes e exigentes em relação à sustentabilidade e a diversidade de produtos que atendam às suas necessidades em diferentes momentos do dia”, explica Alexandre Biagi, CEO da Uberlândia Refrescos.
O executivo acredita que para atender essa demanda, é fundamental oferecer produtos de alta qualidade que respeitem o meio ambiente e com um portfólio diversificado de embalagens. “Desde garrafas de 300 ml até galões de 5 litros, buscamos proporcionar conveniência e opções variadas para nossos consumidores em todas as ocasiões. Além disso, nossa dedicação à sustentabilidade se reflete em cada etapa do processo de produção. lnvestimos em tecnologias que minimizam o uso de materiais e promovem o reaproveitamento de recursos, alinhando-nos às práticas de reciclar, reutilizar e reduzir”, garante Alexandre Biagi.
“Com essa abordagem, continua o executivo da Uberlândia, não apenas atendemos as expectativas dos consumidores por produtos responsáveis e de qualidade, mas também contribuímos para a preservação do meio ambiente. Nosso compromisso é continuar inovando e expandindo nosso portfólio de forma sustentável, garantindo que cada escolha feita pelos clientes seja um passo em direção a um futuro mais verde e consciente”, diz Alexandre Biagi.
Incluir o conceito dos 3 R’s na indústria de bebidas é uma iniciativa não apenas necessária legalmente como também um posicionamento fundamental para preservação do próprio negócio que tem na água seu bem mais precioso.
“Na Poty estamos há mais de 20 anos implementando iniciativas que promovam a redução, reciclagem e reuso em nossas operações. Praticamente, damos o tratamento correto a quase 100% dos resíduos que produzimos desde o tratamento dos efluentes, coleta e destinação correta de resíduos sólidos até campanhas de conscientização junto aos colaboradores. Reciclamos o equivalente a 100% das embalagens de PET que colocamos no mercado. Em 2008 montamos uma outra empresa, a Poty Ambiental, focada exclusivamente na reciclagem de resíduos. Atualmente, a Poty Ambiental atende não apenas nossas fábricas como também recebe e prepara para reciclagem, resíduos que chegam de dezenas de localidades. Esse trabalho garante a economia circular do plástico, permitindo que o ciclo não termine, reinserindo o material de volta à cadeia produtiva, minimizando impacto ao meio ambiente e fomentando os índices de reciclagem do país, além de incentivar e apoiar cooperativas e catadores individuais”, explica José Luiz Franzotti, CEO da Poty Cia de Bebidas.
Inovações
Passamos por transformações cada vez mais rápidas e frequentes e, por isso, precisamos adquirir conhecimento para acompanhar esse movimento. A embalagem é parte importante desse processo transferindo aos consumidores traços de cultura de um povo de acordo com o tempo e questões sociais e econômicas. O iF Design Trend Report 2024, publicado pelo iF International Forum Design, da Alemanha, mapeou um conjunto de tendências das principais transformações da sociedade atual traçando um panorama muito significativo que permite às empresas escolherem suas estratégias de produtos e embalagens para o futuro (ver matéria nesta edição).
Os últimos anos mostram a disposição da indústria de água mineral em oferecer produtos e serviços inovadores ao mercado. Apesar dos desafios que envolvem o setor como a carga tributária excessiva que restringe as margens de lucro e reduzem a capacidade de investimentos, as indústrias mostram resiliência e criatividade no lançamento de novos produtos e embalagens diferenciadas. A embalagem tem sido a inovação principal das empresas oferecendo praticidade e conveniência aos consumidores em formatos e materiais diferentes como PET, vidro, lata e cartonadas.
Lindoya Verão
No simples caminhar pela rua, na academia, no trabalho, e mesmo no trânsito, é comum observar que grande parte das pessoas tem uma garrafa de água sempre por perto, como um item indispensável. Este comportamento leva à inovação e criação de embalagens que atendam o consumidor em praticidade e quantidade adequadas às suas necessidades.
Nos galões destinados ao consumo doméstico, a escritórios, comércios e empresas, o desafio não é diferente. Essa é a proposta da Lindoya Verão com o lançamento do galão retornável de 10 litros.
A nova embalagem, mais transparente e com alto brilho, além de adequada a locais com médio consumo, destaca-se por ser em PET, material resistente e com multibarreiras ao oxigênio. Também tem tampa de rosca, fácil de abrir, e alça lateral. “Para serem colocados nos suportes, os galões necessitam de mais atenção para evitar o derrame de água”, afirma Cesar Dib, diretor executivo da empresa. “A alça, justamente, vem para auxiliar neste processo”, completa.
Outro diferencial na nova versão de 10 litros é a logomarca da companhia em alto relevo, que define a coleta, higienização e o reabastecimento realizados exclusivamente pela Lindoya Verão. “Em geral, os galões retornáveis são reaproveitados por diferentes empresas do segmento”, explica Dib. “Nossa proposta, no entanto, proporciona maior segurança aos clientes, já que a embalagem é devolvida aos nossos distribuidores, mas seu destino final será somente a companhia.”
Pensando em outra parcela da sociedade que precisa se hidratar em vários momentos do dia, a Lindoya Verão lançou uma embalagem de 900 ml.
Mais leve que a de 1,5 litro, e por isso mais confortável para ser levada na bolsa, na mochila, no carro ou na bicicleta, a nova embalagem, é mais acessível para que qualquer pessoa consiga ter sua hidratação diária atendida. “Considerando o tempo que se gasta hoje no trânsito e o trajeto que uma pessoa tem a percorrer no dia a dia, constatamos que 900 ml é uma quantidade mais indicada do que a garrafa de 500 ml”, diz Marcos Angeli, diretor-geral da Lindoya Verão.
Com tampa de rosca ou bico sport, a praticidade da embalagem também é testada nas atividades esportivas. “No treino, o esportista tem a comodidade do bico sport, que facilita a ingestão de água, sem a necessidade de desrosquear a tampa durante uma corrida ou qualquer outra atividade física que estiver fazendo”, destaca.
Naturágua
Também de olho no comportamento dos consumidores e suas preocupações com a hidratação e praticidade, a Naturágua lançou no mercado uma nova embalagem de água mineral no formato de 700 ml.
A Naturágua Athletic passa do tamanho de 500ml para 700ml, tem design moderno e anatômico trazendo maior praticidade aos consumidores.
“A Athletic foi idealizada e desenvolvida a partir do conceito de um grupo de consumidores que gosta de levar a vida em movimento. É uma embalagem moderna, estilosa e ideal, portanto, tanto para quem é ativo no dia a dia quanto para quem ama praticar esportes e valoriza tanto a funcionalidade quanto o estilo na hora de hidratar-se”, ressalta Geissa Rocha, gerente de Marketing do Grupo Telles.
Outro lançamento da Naturágua foi a garrafa de alumínio para o mercado premium e life style. Segundo a empresa, o novo produto, com embalagem importada dos Estados Unidos, foi desenvolvido para atender ao nicho de consumidores pertencentes às classes A e B que valorizam a saúde, bem-estar e estão engajados com os impactos ambientais gerados a partir de suas escolhas.
Com formato elegante, a nova Premium produzida em alumínio laminado, desenhada com temas ambientais e tampa pilfer, é comercializada em duas versões: nas cores laranja (com gás) e azul (sem gás).
“Fruto de uma parceria com uma empresa internacional de embalagens que atua no mercado de luxo de bebidas em diversos países, desenvolvemos um produto com design exclusivo para atender o mercado premium que pudesse substituir a sofisticação do vidro e a sustentabilidade da lata e, ao mesmo tempo, atendesse às questões ambientais”, destaca Aline Chaves, atual presidente do Grupo Telles.
Spa Água Mineral
A Spa Água Mineral estreou no mercado brasileiro com o lançamento da Spa Mineral, água mineral alcalina bicarbonatada em garrafa de alumínio. O lançamento exalta as características da embalagem de alumínio: leveza, beleza e capacidade de manter a temperatura fresca por mais tempo. Segundo a Spa Água Mineral, essa é a primeira vez que uma água mineral alcalina bicarbonatada natural é envasada em uma garrafa de alumínio. O produto chega no formato de 500 ml, com e sem gás e tampa com rosca. O frasco pode ser recarregado, reutilizado e reciclado, o que torna o produto mais sustentável.
A garrafa de alumínio é importada da Patagônia e a tampa de rosca vem da Itália e, segundo a empresa, possui características específicas para água mineral com testes realizados nos Estados Unidos, Itália e Brasil que garantem risco zero para migração de alumínio na água.
“Nosso compromisso é com a inovação, temos o DNA de líderes visionários, sempre em busca de excelência e qualidade, uma inspiração única. Nossa marca de sucesso é consequência do trabalho de pessoas experientes e conhecedoras do mercado de água mineral. Na Spa Mineral Saúde pela Água, acreditamos que a saúde e o bem-estar estão diretamente relacionados à qualidade da água que consumimos, por isso, trabalhamos incessantemente para oferecer a melhor água mineral alcalina bicarbonatada, juntando tecnologia, inovação e sustentabilidade”, afirma Adriano Martins, CEO da empresa.
Minalba
O lançamento de edições limitadas e especiais também tem sido uma estratégia utilizada pelas empresas para se destacar no mercado e fidelizar um público já impactado por seus produtos.
Como fruto dessa estratégia, a Minalba recebeu, recentemente, o prêmio Innovation by Design 2024, da Fast Company, pelo lançamento da primeira lata de alumínio do Brasil com descrição usando o sistema braile na tampa. A inovação é uma colaboração entre a Ball Corporation e a Minalba Brasil, empresa do Grupo Edson Queiroz (GEQ), com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos. A solução proporciona liberdade de escolha das bebidas em lata para consumidores com deficiência visual.
Adaptar o braile, tradicionalmente projetado para superfícies planas, para uma tampa de lata circular e curva, exigiu diferentes estudos e testes das Companhias envolvidas para garantir a legibilidade dos caracteres, bem como preservar a funcionalidade da embalagem e a segurança da bebida.
“A Minalba Brasil trabalha constantemente para oferecer aos seus consumidores novas experiências de compra e consumo, investindo em inovação e tecnologia.
Quando lançamos as primeiras latas de água mineral com descrição em braile na tampa, sabíamos que era só o começo de um movimento transformador para o mercado de bebidas brasileiro. Em 2024, estamos adotando a solução em todo nosso portfólio de latas, inclusive sendo novamente pioneiros ao trazer a solução na categoria de energéticos. O reconhecimento do Innovation by Design 2024 só reforça que estamos no caminho certo no compromisso com a diversidade e inclusão”, afirma Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil.
Lebrinha
Celebrando 40 anos no mercado, o Grupo Lebrinha aumentou o portfólio com o lançamento da LBR Water (Life Brazilian Water), uma água mineral premium para o mercado gourmet. A sofisticação e requinte da embalagem devem garantir o posicionamento do produto no mercado premium.
“Cada gota de LBR Water carrega consigo a essência intocada da natureza brasileira, resultando em uma água mineral de qualidade incomparável. A empresa escolheu o estado de Goiás para ser precursor da marca no Brasil. O Estado faz parte de um polo gastronômico muito alto e competitivo, sendo um local de investimento importante, com a visão de que nossa marca esteja presente em nível nacional”, afirma Rodolfo Almeida, CEO da empresa.
Reforma tributária em andamento
A reforma tributária no Brasil está em andamento e traz mudanças significativas para toda a sociedade. Alguns pontos importantes são: Substituição de tributos (PIS, Cofins, ICMS, ISS, IPI) por dois novos impostos: IBS (Imposto sobre Bens e Seviços e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Além desses dois impostos há a criação do Imposto Seletivo (IS) para produtos específicos, a isenção de impostos para produtos da Cesta Básica e a Não Cumulatividade que como o nome já diz significa que os novos impostos serão cobrados apenas uma vez na cadeia produtiva. A implementação da reforma tributária será gradual e sua implementação total está prevista para acontecer em 2033.
No entanto, as empresas já começam a planejar e estruturar as mudanças necessárias para se adequarem ao conjunto de leis a que estarão sujeitas nos próximos anos.
“A reforma tributária é uma questão complexa que afeta diversos setores, incluindo o de águas minerais. Um dos desafios é convencer os deputados e senadores que a água mineral natural não pode pagar a mesma carga tributária de um bebida alcoólica, como a cerveja”, diz Rodolfo Alves Almeida, CEO Águas Lebrinha Ltda.
Segundo Cesar Dib, a água mineral na Europa e nos EUA paga em média entre 8 e 10% no consumo. “Aqui nosso setor foi colocado pelas comissões e relatores da reforma tributária na categoria máxima em 26,5%. Ou seja, o governo sempre insiste em criar vários modos de taxar o consumo acima da maioria dos países do ocidente ao invés da renda, o que acaba sendo nada social”, diz o executivo.
A CEO da Água Pedra Azul, Luciana Rambalducci espera que os descartáveis sejam tributados com alíquota reduzida em 60%. “Temos diversos motivos para isso, água mineral é alimento. Não podemos ser enquadrados na mesma categoria de cervejas e refrigerantes. Deveríamos ser tributados como alimento essencial ao consumo humano. Um estudo recente da ONU mostra que somos 33 milhões no Brasil a não ter acesso a água potável. Como mudar essa realidade penalizando o principal segmento que pode mudar essa triste história? No estado do Acre, 40% dos habitantes não têm acesso a água tratada, e o estado tem as piores taxas de mortalidade infantil. Qualidade de vida, IDH e expectativa de vida, isso é o resultado de um consumo de água de qualidade”, afirma Luciana.
Aline Eggers Bagatini, CEO da Fruki, também acredita que o setor de água mineral será afetado negativamente com as mudanças decorrentes da Reforma Tributária em andamento no Senado Federal. “Para o setor de águas minerais em específico, infelizmente, estimamos grandes impactos de carga tributária considerando o texto da Reforma Tributária aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados. Atualmente, o setor de água mineral paga 1% de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) e tributação estadual no Rio Grande do Sul de 12% (devido à aplicação do diferimento parcial do ICMS para as industriais), sendo que não há incidência de tributos federais. O produto água mineral não está, hoje, na lista de itens que irão compor a nova cesta básica nacional, os quais ficarão isentos de tributação. Na estimativa atual, a tributação para essa bebida será de 26,5%, pertencente à nova alíquota geral, acrescido de 1% de CFEM, o que representa um aumento significativo de carga tributária para a indústria”, finaliza a executiva.
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