Trabalhando ininterruptamente desde 1924, a pequena fábrica de gelo tornou-se um consolidado Grupo Global provendo equipamentos e soluções com tecnologia de ponta para o setor do Frio
Com dez fábricas ao redor do mundo, 100 escritórios e mais de 5 mil colaboradores diretos, o Grupo Mayekawa foi fundado em 1924, em Tóquio, Japão, por Kisaku Maekawa (sem o y mesmo), que iniciou o seu negócio com uma pequena fábrica de gelo batizada de Mayekawa & Co. O acréscimo do y tem vários significados, um deles “de frente para o rio” vai ao encontro coincidentemente à sua localização às margens do Rio Yamazaki, na capital japonesa.
Para celebrar o centenário, o Grupo Mayekawa desenvolveu uma comunicação especial, através de sua logomarca: “A logomarca do centenário será usada por todas as filiais do Grupo durante este ano”, anuncia a coordenadora de Marketing Latam, Caroline Rosa, que comunica algumas outras ações para 2024. “Além disso, como cada filial desenvolverá a comemoração dos cem anos de acordo com o seu mercado, aqui no Brasil, além do lançamento de novos produtos, planejamos contar a história da empresa em dez capítulos. Mas não é só: para chegarmos a cem anos tivemos que ter muito comprometimento com a sociedade e com os clientes, por isso, ao longo deste ano teremos alguns lançamentos de equipamentos e também a chegada de novas tecnologias”, antecipa Caroline.
O Grande salto
Desde o início, suas atividades seguiram num crescente, com alguns progressos e inovações. Porém, um dos primeiros marcos da companhia data de 1958, quando a Mayekawa já uma fabricante de câmaras frias passou ao patamar de indústria, produzindo sua própria linha de compressores do tipo alternativo. Três anos depois, em 1961 nasce a marca Mycom, nome dado a uma linha de compressores de grande sucesso no mercado.
Veja também
Em 1963, a Mayekawa apresenta ao mundo o primeiro sistema de resfriamento de recirculação de bomba de amônia líquida, instalado no Japão para armazenamento refrigerado de 7 mil toneladas, considerado um feito para a época.
Do Japão para o Brasil
Em 1968, a companhia aportou no Brasil, onde se estabeleceu, de início, no centro da cidade de São Paulo, na Rua Maria Paula. A subsidiária brasileira é tida hoje como uma das mais importantes do Grupo Mayekawa na América Latina. Já em 1971 foi importado do Japão a primeira unidade Chiller do mercado brasileiro, com compressor parafuso. Anos mais tarde, em 1996, a multinacional japonesa realiza os primeiros projetos no mercado de cerveja e bebidas, com sistema indireto NH3 / Solução.
Até aquele momento, só havia sistema direto de amônia. Na década da Sustentabilidade, iniciada pela realização da Eco 92, no Rio de Janeiro, o Grupo Mayekawa cria o sistema chamado “Natural Five”, em que são usados cinco fluídos refrigerantes naturais: amônia, dióxido de carbono, água, hidrocarbonetos e ar. Eles são aplicados até hoje em sistemas de aquecimento, secagem, abastecimento de água quente, ar-condicionado, refrigeração e congelamento.
Futuro
Após um século de existência, a Mayekawa foi avançando e se transformando, ofertando ao mundo equipamentos e tecnologias que fazem a diferença na conservação nas áreas de alimentos, bebidas, saúde, petroquímica, de pesca; entre tantas outras.
Siga-nos nas Redes Sociais: