A Braskem apresentou na Feiplastic, encerrada na semana passada em São Paulo, a Plataforma de Valorização de Resíduos Plásticos, um programa que fomenta negócios e iniciativas envolvendo a reciclagem do plástico. Chamada de Wecycle, a nova plataforma tem entre seus pilares de atuação o desenvolvimento de produtos com conteúdo reciclado pós-consumo para projetos específicos, certificação ou qualificação de processos e produtos e ações de responsabilidade social voltadas à reciclagem e valorização de resíduos plásticos.
A primeira iniciativa é um projeto-piloto em parceria com a Starbucks Brasil que utiliza o Plástico Verde I’m Green, copos de plástico reciclados e borra de café para a fabricação de cestos de lixo para lojas selecionadas. As lixeiras já estão sendo utilizadas na loja localizada na Rua Gomes de Carvalho, em São Paulo.
As unidades da Starbucks no Brasil serão as primeiras a utilizar o material de descarte como matéria-prima para cestos de lixo que serão colocados nas áreas de trabalho internas das lojas, fechando efetivamente um ciclo virtuoso.
A produção dos cestos que têm o aroma característico do café, consiste na coleta dos copos e da borra da bebida, que são lavadas e moídas, para a retirada de todos os resíduos orgânicos. A água utilizada nesse processo também passa por uma etapa de descontaminação em uma estação de tratamento de efluentes. Em seguida, o material passa por um processo de extrusão, com a adição do Plástico Verde e da borra de café, que é coletada nas lojas.