Tecnologia foi desenvolvida pela equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa no Brasil
A Henkel lança a tecnologia Bonderite C-IC 62035, produto que promove a limpeza de resíduos orgânicos (óleos) e inorgânicos (finos de alumínio) de latas de alumínio, durante seu processo produtivo, além disso é o primeiro desengraxante a frio, com baixa geração de espuma.
Hoje, o processo de limpeza necessita de uma operação a quente, com temperaturas de 60ºC a 65ºC. Já a nova solução da Henkel, tem a proposta de reduzir o range de temperatura de operação para 35ºC a 45ºC, atendendo, ao mesmo tempo, todos os quesitos de qualidade, produtividade e eficiência do processo.
Entre os principais benefícios o produto melhora e eleva a eficiência das linhas de produção de latas, por meio da redução da temperatura de trabalho de operação do processo de limpeza; e reduz o consumo de energia (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo, Gás Natural e Energia Elétrica), de água no processo e de tempo de parada para intervenção de manutenções e o degaste de equipamentos – aumentando a vida útil de esteiras metálicas, tanques, bicos spray, bombas centrífugas, entre outras peças.
Bonderite C-IC 62035 também reduz o arraste de contaminantes para ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) – diminuindo o volume tratado de efluentes. Com todos esses fatores em linha, ainda é possível reduzir a pegada de carbono e promover um ambiente de trabalho mais seguro e ergonomicamente viável para os operadores – por propiciar um espaço com temperaturas mais baixas, isentas de vapores e menores riscos de acidentes.
“A Henkel costuma se antecipar às necessidades e tendências de mercado e enxergou uma nova oportunidade com o desenvolvimento do Bonderite C-IC 62035. Procuramos ser provedores de soluções inovadoras que agreguem valor, otimizem processos e elevem a produtividade e a qualidade dos processos das fabricantes”, explica Anderson Guerrero, Head de Metal Packaging da Henkel para a América Latina Sul.