Mecalor fornece sistema de refrigeração multiestágio para Coca-Cola Andina

Solução substitui amônia nas linhas
de envase de bebidas

As crises hídrica e energética não são os únicos entraves ao crescimento da produção industrial. O setor de bebidas precisa lidar com outras questões, como o impacto que antiquados sistemas, usados em plantas antigas, podem causar ao meio ambiente.

A Mecalor, líder na fabricação de equipamentos periféricos e especializada em soluções de engenharia térmica, desenvolveu e forneceu para a Coca-Cola Andina de Ribeirão Preto um moderno sistema de refrigeração para as linhas de envase.

Desde dezembro do ano passado, a empresa está implantando a solução em nove linhas de produtos carbonatados e não carbonatados; refrigerantes, sucos e água. “Essa instalação vai permitir uma redução do consumo de energia da ordem de 35%”, afirma Maurício Beduschi, gerente regional da Mecalor, à frente desse projeto.

A planta de envase da Coca-Cola recebeu uma composição de 20 Chillers Multiestágio CHM-325-4, condensação a ar, para as nove linhas e um Chiller Industrial RLA 800-CA-380, para atender à Xaroparia e Kapo. “O uso dos chillers de condensação a ar reduz ainda mais os custos com a operação, porque não há consumo de água”, ressalta Bedushi. A solução instalada em Ribeirão Preto conta com um range de temperatura de -5ºC a 25ºC.

Sistema multiestágio

A solução com chillers multiestágio moderniza o sistema de refrigeração dos equipamentos empregados para envasar as bebidas. “Esse sistema usa de dois a seis compressores, que funcionam em efeito cascata, de -1ºC até 18ºC, com estágios de 5ºC a 6º C, todo automatizado, permitindo uma enorme eficiência e economia energética”, explica Maurício Beduschi.

O sistema antigo de refrigeração das linhas de envase, ainda bastante utilizado em grandes plantas industriais, usa o gás amônia. Beduschi explica que uma planta com 12 linhas precisava de um tanque com sete toneladas de amônia para manter a refrigeração do processo. “Amônia é um gás muito tóxico e qualquer vazamento pode causar um grande problema”, considera o executivo.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

 

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno