Flexibilidade e versatilidade para diferentes aplicações

Carlos Donizete Parra

Os fabricantes buscam soluções de sopro de garrafas que possam gerar redução de custos com energia, mão-de-obra, manutenção e outros recursos.

Mas, também é imprescindível que o equipamento seja confiável e seguro para as operações do dia a dia.

Carlos Kilian,
Technical Sales Manager da Sidel

Definir esse investimento é uma decisão que requer análise técnica e financeira muito bem apurada para evitar transtornos e custos desnecessários no futuro. Reconhecida pela qualidade de seus equipamentos, a Sidel disponibiliza ao mercado a linha de sopradoras Synergy com uma grande gama de funcionalidades, velocidades e formatos de embalagens. Acompanhe a entrevista com Carlos Kilian, Technical Sales Manager da empresa, que apresenta as características principais do equipamento, assim como suas vantagens para o mercado de bebidas e alimentos.

Cite as principais características e vantagens das sopradoras Synergy.

A Synergy oferece soluções econômicas graças a tecnologia de otimização no design do forno e a opção de recuperação de ar, além de um equipamento plug& play com design compacto. O equipamento oferece flexibilidade em uma ampla gama de formatos e processos, opções em níveis de higiene, baixa taxa de rejeito, baixo custo de operação e manutenção.

Qual o público alvo para essas sopradoras?

A Synergy é indicada para uma gama muito ampla de produtos em garrafas PET, desde o tradicional mercado de bebidas: água, refrigerantes e sucos, como para o mercado de alimentos como óleos, molhos e condimentos ou para alimentos embalados em frascos ou potes PET. É recomendada inclusive para produtos de limpeza e cuidados pessoais. Está pronta para atender amplamente aqueles produtores que desejam também migrar do HDPE / PP para o PET.

O Brasil passa por uma terrível crise energética. Como essa linha de sopradoras pode minimizar esse problema?

A gama de máquinas Synergy foi concebida para baixo consumo de energia elétrica, devido principalmente ao design do forno e do sistema de recuperação de ar, o qual permite reduzir significativamente o consumo de ar através da reinjeção do mesmo proveniente da exaustão retornando-o para a rede pressurizada.

A mesma sopradora pode ser utilizada para vários formatos de garrafas? O setup é rápido e simplificado?

Essa linha foi desenvolvida para trabalhar com um grande range de formatos, em termos de shape, volume e neck, de acordo com a necessidade de cada cliente. O setup requer a troca de um número mínimo de partes tornando-se muito simples e rápido.

A operação do equipamento é simples?

O equipamento inclui uma das mais recentes tecnologias em automação com PLC e HMI B&R, permitindo que o processo e operação sejam extremamente amigáveis. Os principais comandos todos disponíveis em sua tela tátil são super fáceis de usar.

O equipamento é importado. Existem peças de reposição e assistência técnica rápida no Brasil?

Tal como acontece com outros equipamentos Sidel, as peças de reposição são solicitadas localmente por meio de nossa equipe localizada em todas as regiões onde atuamos. Nossa organização global de logística é responsável pela entrega das peças.

O equipamento é totalmente automatizado? Qual a gama de velocidades disponível?

O equipamento pode ser totalmente automatizado de acordo com a necessidade ou velocidade. O range de velocidade varia em função das características da embalagem, de 240 gph (20 litros) com carregamento de pré-formas manual ou semi-automático, até 6.200 gph (até 2 litros) com alimentador de pré-forma automatizado. A Synergy ainda oferece soluções em máquinas rotativas de 6.000 a 18.000 gph também com processos automatizados.

O equipamento é linear ou rotativo? A partir de quantas cavidades de sopro?

A Synergy possui design linear para equipamentos de 1 a 4 cavidades e rotativo para equipamentos de 6 a 8 cavidades.

A ergonomia é um dos pilares dessa linha. Nas máquinas lineares uma característica muito positiva é a facilidade de instalação e manutenção. As máquinas rotativas oferecem um design simples e de alto desempenho.

Pode ser utilizado para embalagens de suco e outros produtos que necessitam de boca larga?

A Synergy pode ser usada para vários tamanhos de gargalos, sendo tipicamente usada para Água ou CSD com o gargalo de até 38mm, mas pode ainda ir além e ser utilizada para gargalos de 63mm até 100mm.

É possível estimar um custo por garrafa de 500 ml, por exemplo? Qual a gramatura aproximada para esse formato de embalagem? Qual o valor do equipamento?

O valor da máquina dependerá do processo e do mercado onde o equipamento deverá ser aplicado, considerando também o formato a ser soprado e a necessidade de produção (velocidade). Com base nisso, uma estimativa de custo de garrafa não pode ser fixada como padrão, pois também vai depender de quais condições de operação ocorrerá a produção e qual é o custo real de fornecimento de energia. No entanto, podemos garantir que o valor do equipamento será compatível com sua confiabilidade e performance e que o custo da garrafa será adequado quando comparado com outras soluções.

O equipamento facilita a integração em linhas de bebidas já existentes?

Synergy pode ser instalada como uma Sopradora stand alone que fornecerá garrafas para estocagem, mas também pode ser integrada a linhas existentes ou novas, por meio de transportadores a ar ou de correntes.

Quais as principais características de precisão e confiabilidade das sopradoras Synergy?

O equipamento Synergy utiliza-se de PLC B&R, o que traz uma alta confiabilidade com relação a automatização. Em se tratando de precisão, a máquina apresenta uma ampla janela de processo e aplicação de necks leves graças ao sistema de estiramento eletrônico servo motorizado, sistema de travamento positivo de molde por meio de compensação de alta pressão e réguas de resfriamento para proteção do neck especialmente projetadas para esta funcionalidade.

 

Siga-nos nas Redes Sociais:

Linkedin Instagram Youtube Facebook 

 

 

Deixe seu comentário