ALTERNATIVA ECOLÓGICA AO PLÁSTICO

Publieditorial

 

Alternativa ecológica ao plástico:

Nova máquina KHS processa acessórios de papelão para latas

 

A embalagem é fácil de usar, o material ecológico e a máquina potente: a Innopack Kisters CNP (Carton Nature Packer) do Grupo KHS processa acessórios de papelão para latas com uma capacidade de até 108.000 recipientes por hora. Com a nova máquina CNP, o fornecedor estabelece mais uma solução sustentável na área das embalagens secundárias.

A empacotadora agrupa latas de bebida em uma embalagem estável, usando um acessório de papelão na borda superior das latas.

 

A Innopack Kisters CNP foi concebida como sistema modular que pode ser complementado individualmente, de acordo com a necessidade. Entre outras coisas, é possível mudar para outro material de papelão ou alterar o tamanho da embalagem de forma variável. Assim, a KHS oferece aos clientes uma solução flexível e inteligente, a fim de reagir da melhor maneira possível às rápidas mudanças nas exigências dos consumidores. Sören Storbeck, Global Product Account Manager Packaging na KHS, sabe da importância desta flexibilidade na área das embalagens secundárias: “No mercado, especialmente nos segmentos de cervejas e refrigerantes, pode-se observar que estão se estabelecendo variantes de embalagens que oferecem uma alternativa ao plástico descartável.” Por isso, durante os últimos anos, a KHS desenvolveu um portfólio abrangente de soluções ecológicas e recicláveis.

“No mercado, especialmente nos segmentos de cervejas e refrigerantes, pode-se observar que estão se estabelecendo variantes de embalagens que oferecem uma alternativa ao plástico”, explica Sören Storbeck, Global Product Account Manager Packaging na KHS.

Uma embalagem ecológica sem plástico

 

A nova Innopack Kisters CNP também faz parte deste alinhamento estratégico. Para a solução de embalagem sustentável a KHS buscou um parceiro forte: os acessórios de papelão para latas, disponíveis tanto em versão fechada (“TopClip”) quanto aberta (“GreenClip”), vêm da empresa Smurfit Kappa, um dos maiores fabricantes de embalagens de papelão do mundo. “Graças aos muitos anos de experiência da Smurfit Kappa, combinados aos nossos profundos conhecimentos em engenharia mecânica, podemos oferecer aos clientes um sistema de embalagem preparado para o futuro, que é sustentável, fácil de usar e economiza recursos”, explica Storbeck.

Durante a estreita cooperação com a Smurfit Kappa, foi importante para a KHS encontrar uma solução para a versão Clip aberta que fosse independente do fabricante de cartões, a fim de oferecer aos clientes a máxima flexibilidade e liberdade na escolha de seus fornecedores para o material de embalagem. Também existem diversas opções de livre escolha no que diz respeito ao processamento. A nova solução de papelão pode ser usada tanto para formatos padrão quanto sleek, com volumes de 250 até 580 mililitros. A alternativa às películas ou anéis de plástico clássicos também oferece diferentes tamanhos de embalagem com quatro, seis ou oito latas.

Desenvolvido pela Smurfit Kappa e colocado em prática com a tecnologia da KHS: o acessório de papelão para latas.

Vantagens no ponto de venda

 

O processamento não usa cola; a estabilidade da embalagem é obtida por perfuração e dobra. “Assim, o papelão atende aos mais altos requisitos em termos de sustentabilidade. Ele é composto por matérias-primas renováveis e é totalmente reciclável e biodegradável”, afirma Storbeck. Dessa forma, o Grupo KHS promove novamente a sua meta de fechar os ciclos dos materiais, no sentido da Economia circular. Além disso, a empacotadora impressiona pelo consumo de energia muito baixo.

A máquina CNP pode ser equipada opcionalmente com um módulo de orientação guiado por câmera. A grande vantagem: com a ajuda deste módulo, as latas podem ser posicionadas individualmente e com precisão dentro da embalagem. Isso resulta em vantagens claras para os produtores e comércio de bebidas, especialmente na comercialização dos produtos. Graças à possibilidade de customização das latas, a marca fica mais visível para os consumidores e sua presença no ponto de venda é fortalecida. Além disso, o papelão oferece uma área adicional para colocar mensagens publicitárias.

Com a Innopack Kisters CNP (Carton Nature Packer), a KHS oferece uma máquina potente para o processamento de acessórios de papelão para latas.

Tecnologia consagrada como base

 

Embora a Innopack Kisters CNP seja uma nova criação da KHS, ela se baseia em tecnologia consagrada. Os primeiros seis metros da máquina, por exemplo, são idênticos à tecnologia Innopack Nature MultiPack já estabelecida no mercado. Além disso, a máquina Carton Nature Packer modular pode ser integrada sem problemas em linhas já existentes. Para adaptar a máquina perfeitamente às necessidades individuais, a KHS oferece aos clientes e interessados um serviço de consultoria abrangente, desde o planejamento e a configuração até a realização do sistema.

Com o novo desenvolvimento, o fornecedor de sistemas dá continuidade à sua filosofia de oferecer aos clientes máquinas de uso flexível, que possam processar a maior gama possível de embalagens secundárias – tudo de acordo com os desejos e as necessidades do engarrafador. “A otimização de sistemas e a economia associada de material e energia sempre estiveram entre nossas atividades principais”, afirma Storbeck. “Com a Carton Nature Packer, podemos oferecer mais uma solução pronta para o futuro para a indústria de bebidas.”

  

Clique para saber mais

Publieditorial
Tecnologia de Sopro
Henkel aposta no aquecimento preferencial da KHS

Publieditorial
Enchimento de PET
KHS desenvolve plataforma modular de enchimento de PET