Trapista envelhecida em barril de cachaça

A Bier & Wein, importadora pioneira no mercado brasileiro de cervejas especiais, lançou a La Trappe Oak Aged Cachaça Barrel, uma autêntica cerveja trapista envelhecida em barris de cachaça produzida pela empresa gaúcha Weber Haus. Como se sabe, as cervejas trapistas são produzidas em mosteiros da Ordem Trapista, ou Ordem Cistercienses, que seguem a regra de São Bento “ora et labora” (orar e trabalhar). O nome trapista é derivado do mosteiro de Notre-Dame de La Trappe, na Normandia, que foi reconstruído no final do século XIX.

Nem todos os mosteiros trapistas são produtores de cerveja, mas todos produzem alguma coisa que lhes dê subsistência, como produtos agrícolas, pães, biscoitos, geleias e queijos. De todos os mais de 170 mosteiros trapistas existentes no mundo, apenas 11 produzem cerveja.

A La Trappe é elaborada desde 1884 na cervejaria da Abadia Cisterciense “Onze Lieve Vrouw van Koningshoeven” (N. Sra. de Koningshoeven). Todo o ambiente de dedicação, calma e reflexão que reina dentro dos muros do mosteiro, reflete-se diretamente nessa linha de cervejas especiais. Dentre as cervejas Trapistas, a La Trappe é a que possui a maior variedade de estilos.

La Trappe Oak Aged

Para produção da La Trappe Oak Aged, a cervejaria, normalmente, separa uma pequena parte da produção da La Trappe Quadrupel e acondiciona em barris de madeira que já envelheceram outras bebidas: whiskey, vinho tinto, vinho branco, rum, conhaque etc. A La Trappe Oak Aged Cachaça Barrel foi armazenada em barris de cachaça durante 12 meses. Para que isso fosse possível, em junho de 2016, a Bier & Wein, em parceria com a cachaçaria Weber Haus, disponibilizou 50 barris para a produção desta Oak Aged. Estes barris, de carvalho francês, maturaram cachaça durante 12 anos. Esta cachaça tem características de café, chocolate, baunilha e amadeirado.

Entre as 11 cervejarias trapistas no mundo, a La Trappe foi a primeira a utilizar barris de cachaça para envelhecer cerveja. Foram produzidas 600 caixas (3.600 garrafas de 375ml) e destas, 115 caixas vieram ao Brasil (690 garrafas) e serão comercializadas pela Bier & Wein devendo chegar ao consumidor por R$ 250,00 a unidade.

Cerveja volta a ser distribuida no Brasil pela Bier & Wein

A La Trappe Oak Aged Cachaça Barrel tem um aroma de caramelo, malte e amadeirado. A cachaça pode ser sentida levemente no aroma e no paladar. Outros sabores que podem ser apreciados são: o de caramelo, ervas aromáticas e frutas maduras. Distinguem-se também os de gengibre, tâmaras, defumado e carvalho. O sabor é levemente doce, preenchendo na boca com bom drinkability. Seguindo as características das cervejas trapistas, proporciona uma experiência única a cada gole da bebida.

Harmonização: Jamon, copa, queijo granapadano, gorgonzola, defumados, embutidos.

Composição: Blend de 80% de La Trappe Quadrupel envelhecida em barris de cachaça e 20% em barris novos de carvalho.

Ficha técnica:

Família: Ale – Alta Fermentação

Estilo: Oak Aged

Coloração: Âmbar

Teor alcoólico: 11% ABV

Embalagem: Garrafa de vidro de 375 ml

Temperatura de serviço: 10ºC

Validade: 01-2043

Deixe seu comentário