Coca-Cola Brasil anuncia abertura de fontes

Investimentos para ampliação de programa de acesso à água
também fazem parte das novidades apresentadas pelo presidente da Coca-Cola Brasil

 

Henrique Braun, Coca-Cola Brasil
Crédito: Adriano Machado

A Coca-Cola Brasil anunciou, nesta segunda-feira (19), a abertura de fontes de água mineral da marca Crystal. Essa iniciativa permite que as pessoas e comunidades vizinhas às fontes tenham acesso à captação de água gratuitamente. A ação está alinhada com o tema do 8º Fórum Mundial da Água – “Compartilhando Água” – e reforça o compromisso da empresa em garantir o uso consciente da água e estreitar o relacionamento com as comunidades onde atua. Até o fim do ano, estarão disponíveis para a população oito fontes de Crystal em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Alagoas.

“Escolhemos fazer mais e não apenas dizer mais. Água é um tema prioritário para a Coca-Cola Brasil, mas não podemos e nem queremos atuar sozinhos. Queremos aproveitar a jornada do Fórum Mundial para que tenhamos troca de aprendizados e encaminhamento de ações concretas e conjuntas, envolvendo governos, sociedade civil e iniciativa privada, que possam acelerar uma agenda de soluções para garantir a segurança hídrica”, afirmou Henrique Braun, presidente da Coca-Cola Brasil.

A empresa divulgou também o investimento de R$ 25 milhões para ampliação da Aliança Água+ Acesso, que deve beneficiar diretamente 50 mil pessoas, em 100 comunidades de oito estados, até o fim de 2018. Em um ano de projeto, o Água+ Acesso já impacta 15 comunidades, atendendo a mais de quatro mil pessoas no Ceará, Amazonas e Pará.

Para a realização desse trabalho, as principais organizações de acesso à água do país estão atuando em conjunto para testar soluções inovadoras e autossustentáveis, que buscam responder a alguns dos maiores desafios enfrentados nas regiões Nordeste e Norte, mapeados pela Aliança. Entre eles, estão o tratamento de água salobra, o acesso à energia para bombeamento de água em comunidades isoladas e soluções de saneamento.

Programa Água+ atua em diferentes pilares

Além de ser um recurso essencial para a vida, para economias e ecossistemas, a água é também o principal insumo de todos os produtos do Sistema Coca-Cola Brasil e um dos principais elos da empresa com a sociedade e com o meio ambiente. O programa Água+ Acesso faz parte da plataforma Água+, que conta ainda com outras duas linhas de ação: +Eficiência e +Disponibilidade.

O Água+ Eficiência investe em medidas para a diminuição do volume de água utilizado no processo produtivo das bebidas. De 2001 a 2017, a empresa reduziu em 34% a quantidade de água necessária para produção de um litro da bebida, o que significa que deixou de gastar 7,6 bilhões de caixas d’água. Hoje a empresa tem o índice de 1,78l por litro de bebida produzida, índice comparável ao de Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha e Itália.

Com o pilar Água+ Disponibilidade a empresa tem o objetivo de garantir a oferta de água para atividades produtivas e consumo doméstico. “Contribuímos para a reposição e sustentabilidade de bacias hidrográficas em mais de 100 mil hectares no Brasil, o equivalente a mais de 100 mil campos de futebol. Desde 2015, nós estamos repondo ao meio ambiente o dobro do volume de água utilizado em nossos processos produtivos”, disse Braun.

Essa marca foi estabelecida graças à parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e do programa Coalizão das Cidades pela Água, liderado pela The Nature Conservancy (TNC), com projetos de reposição nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Deixe seu comentário