Caminho da reciclagem

Carrefour e Tetra Pak iniciam projeto que levará informação sobre reciclagem para consumidores

A Tetra Pak e o Carrefour anunciam parceria para levar informação sobre reciclagem para mais de 20 lojas da rede em todo o Brasil. Realizada entre março e outubro, a iniciativa itinerante chamada ‘Caminho da Reciclagem’ compreende uma instalação que explica o ciclo de vida das embalagens longa vida, desde a produção, passando pelo consumo, descarte até a coleta seletiva. O projeto integra o programa ‘Juntos pelo Meio Ambiente’, lançado pelas empresas, em 2008, em parceria com a Mondelez Brasil. Até domingo (19), quem passar pelo Carrefour Villa Lobos, em São Paulo (SP), poderá interagir com jogos e brincadeiras que reforçam a importância da conscientização ambiental e, consequentemente, do consumo e desenvolvimento sustentável.

Dividida em quatro etapas, a instalação tem início com a temática da embalagem longa vida, onde os visitantes têm contato com o produto e aprendem sobre a importância desta embalagem. A matéria-prima, sua aplicação e origem são os destaques da próxima parada, que apresenta o conceito de “renovabilidade”. Na terceira estação há um jogo de cartas, na qual os participantes colocam em práticas seus conhecimentos sobre a coleta seletiva. Por fim, chega a vez da demonstração da reciclagem ao vivo, momento no qual os visitantes aprendem como é realizada a separação do papel dos outros elementos que compõem a embalagem, como plástico e alumínio. Todas as brincadeiras envolvem adultos e crianças de forma lúdica e interativa, facilitando o acesso às informações sobre o consumo consciente e a coleta seletiva.

O programa ‘Juntos pelo Meio Ambiente’ coletou mais de 2.760 toneladas de materiais recicláveis em 2016, a partir de 138 pontos de coleta localizados em lojas do Carrefour em 47 municípios brasileiros. O volume arrecadado foi 38% maior na comparação com o ano anterior. Além disso, as estações de coleta apoiam 350 cooperados diretos e sua renda beneficia mais de 1.000 pessoas indiretamente. Além dessas iniciativas, o Carrefour conta com outros dois projetos voltados ao descarte correto de resíduos, incentivando que os clientes optem cada vez mais pela reciclagem das embalagens dos produtos que consomem.

Ao longo dos próximos meses, o projeto ‘Caminho da Reciclagem’ passará pelas lojas do Carrefour situadas em Osasco (SP), Santo André (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Deixe seu comentário