Lubrificação seca para esteiras

A Sealed Air está lançando o sistema DryFormance®: uma solução de lubrificação seca para esteiras transportadoras da indústria de alimentos e bebidas, permitindo que as empresas otimizem sua eficiência operacional por meio de uma redução no consumo de água e energia. Este resultado é alcançado ao mesmo tempo em que se maximiza a segurança do operador, a velocidade da linha e a produtividade.

“Tradicionalmente, a lubrificação das esteiras é úmida, realizada por lubrificantes à base de água e sabão ou aminas graxas, o que pode causar risco à segurança dos operadores, por conta dos pisos e superfícies molhadas e escorregadias. Os lubrificantes DryFormance não utilizam água e não precisam ser diluídos antes da aplicação. Isso significa que o uso de água na lubrificação das esteiras transportadoras é completamente eliminado”, explica Ian Wylie, diretor da Dry Lube Services na Sealed Air Food Care.

“Além disso, também são livres de teflon e silicone, e não geram resíduos a ser adicionados para o tratamento de efluentes. Esta solução apoia as empresas de alimentos e bebidas no cumprimento de seus objetivos de sustentabilidade e pode ter um impacto significativo nos custos finais de produção”, diz o executivo.

Ian Wylie complementa a informação dizendo que cada solução de DryFormance é desenvolvida de acordo com a linha de embalagem operada, seja garrafas, latas, caixas, barris ou PET. “Aplicamos uma análise inicial para identificar as áreas críticas e desenvolver um programa contínuo de suporte técnico para entregar progressivamente melhorias nessas áreas identificadas.”É uma abordagem holística que melhora a segurança de alimentos, eliminando o crescimento microbiológico nas linhas de envase. Isto reduz o tempo de limpeza necessário e aumenta o tempo de produção, que é otimizado ainda mais por meio de uma redução no número de manutenções dos equipamentos. As condições de lubrificação seca também evitam o desgaste dos componentes mecânicos causados ??pela presença da água”, acrescenta Wylie.

A redução do consumo de energia nas linhas pode promover maiores eficiências. O DryFormance fornece um melhor controle do coeficiente de atrito ao longo das peças móveis das esteiras. Isto reduz a tensão colocada nos motores, otimizando o uso de energia e ajudando a reduzir as emissões de carbono. Por sua vez, os operadores também podem se beneficiar com o melhor fluxo das embalagens através da linha de envase, evitando o deslize, queda e amassamento de recipientes ou envase incorreto.

“Reconhecemos o desafio enfrentado pelas empresas de alimentos e bebidas em termos de melhoria da gestão da água e sustentabilidade, sem comprometer os altos níveis de produtividade. O DryFormance resolve esse impasse ao reduzir o uso da água em até 100% e otimizar a operação geral da linha de envase”, finaliza.

Deixe seu comentário