Sete maneiras de harmonizar o saquê

Especialista revela como apreciar a tradicional bebida japonesa

Quando se fala em saquê, imediatamente nos lembramos de um produto tradicional e, principalmente, consumido em restaurantes japoneses. Entretanto, essa bebida milenar tem mais aplicabilidades do que se imagina. O saquê é uma bebida única, com sabores e aromas individuais. A partir de ingredientes básicos como arroz e água, somados aos agentes de fermentação (levedura e o fungo koji-kin), forma-se o destilado incrivelmente puro, simples e ao mesmo tempo complexo.

O saquê conquista cada vez mais adeptos brasileiros e, com isso, é comum surgir algumas dúvidas de como apreciá-lo e harmonizá-lo com diferentes culinárias. Para disseminar a cultura da bebida no Brasil, Celso Ishiy, um dos maiores especialistas em saquê do país e diretor da TRADBRAS, empresa focada na importação e exportação de produtos da cultura oriental, ensina como é possível harmonizar o saquê com diferentes tipos de pratos. Confira:

Pratos leves – pode ser harmonizado com ginjo e daiginjo para apreciar o saquê. Exemplos: saladas, grelhados de carne branca, carpaccio e massas sem molhos encorpados.

Pratos salgados – pode ser harmonizado com saquês levemente doces. Mas, se o salgado for acentuado, recomenda-se um saquê mais seco, do tipo junmai. Exemplos: peixe assado, massas de molho vermelho, que podem ser servidos com saquê do tipo nigori (mais encorpado).

Pratos cítricos – Harmoniza-se com saquês mais doces como nigori (mais encorpado) ou honjozo. Exemplos: Ceviches, sunomono.

Pratos temperados e oleosos – Normalmente harmoniza-se com saquê junmai. Entretanto, o corpo leve do saquê honjozo pode “quebrar” a oleosidade. Exemplos: o churrasco pode combinar com um nigori, junmai, honjozo seco. Para quem prefere reduzir a gordura, pode harmonizar com um honjozo extra dry.

Pratos aromáticos – Harmoniza-se com saquê aromático, o suficiente para que se sobressaia da comida.

Pratos encorpados – Harmoniza bem com saquê encorpado e sabor de forte presença. Exemplos: carne de panela mineira e feijoada podem ser acompanhados do saquê nigori, que é mais encorpado e realça o sabor acentuado destes pratos.

Pratos doces – Podem ser harmonizados com saquê seco para destacar a doçura da comida – como nos casos da sobremesa. Também pode ser harmonizado com saquê doce para que a comida não fique enjoativa.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno