Mitos e verdades sobre o açúcar do leite

Cerca de 70% dos brasileiros possuem intolerância à lactose

Cerca de 70% da população brasileira possui algum grau de intolerância à lactose, segundo dados do Ministério da Saúde. Estima-se que a lactose, açúcar presente no leite, atinja 6% das crianças com menos de três anos de idade e 3,5% em adultos, ainda segundo este levantamento. Por questões de saúde ou preferência alimentar, a lactose ganhou popularidade e hoje ocupa grande parte das prateleiras e geladeiras dos supermercados.

Você sabe o que é a lactose? A nutricionista Priscila Bergamin, profissional parceira da Verde Campo, fabricante de produtos sem lactose, esclarece os principais mitos e verdades sobre ela.

1. A intolerância acontece pela incapacidade do organismo de digerir o açúcar do leite. VERDADE – A intolerância à lactose acontece por causa da deficiência de lactase, responsável por quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glicose e galactose, dois tipos de açúcar que geram energia para o organismo.

2. A lactose está presente em todos os alimentos derivados do leite. MITO – existem alguns queijos de fermentação longa, como o parmesão que, devido ao processo fermentativo, toda a lactose presente é metabolizada pelo fermento.

“Encontramos produtos cuja lactose é hidrolisada por meio da adição da enzima lactase durante o processo produtivo, como os produtos LacFree, da Verde Campo, que oferece iogurtes, queijos e requeijão sem lactose”, complementa Priscila.

3. Produtos sem lactose são frutos de um processo químico que transforma a lactose em lactase. MITO – Produtos sem lactose são frutos do processo bioquímico da hidrólise da lactose, ou seja, a lactose é “quebrada” por meio de uma reação enzimática da lactase.

4. Produtos sem lactose são pobres em cálcio. MITO – O teor de cálcio não depende do teor de lactose no produto.

5. A retirada da lactose da alimentação ajuda no emagrecimento. MITO – Toda dieta com a finalidade de emagrecimento deve ser orientada por um nutricionista. De maneira geral, para obter o emagrecimento, o indivíduo deve ingerir menos calorias do que gasta; a retirada da lactose não necessariamente diminuirá a ingestão calórica nem aumentará o gasto energético de uma pessoa.

6. Retirar a lactose do dia a dia diminui o inchaço abdominal. MITO – O inchaço abdominal de um indivíduo pode ter diversos motivos. Nas pessoas com intolerância à lactose, o inchaço pode ser devido ao acúmulo de gases e líquidos no intestino.

7. Intolerantes à lactose não podem consumir produtos enriquecidos com whey protein. MITO – Devido às tecnologias atuais, o teor de proteínas do soro (Whey protein) não tem relação ao teor de lactose no produto. Se na embalagem do produto que contém Whey Protein contiver a informação “zero lactose”, o produto será seguro para o indivíduo com intolerância.

8. Todo mundo tem um desconforto com produtos com lactose. MITO – A lactose causa desconforto em quem é intolerante a ela ou se o consumo for excessivo.

9. Leites UHT sem lactose apresentam um sabor adocicado. VERDADE – O poder de adoçar da lactose é inferior ao somatório do poder de doçura da glicose e galactose. Consequentemente, ao hidrolisarmos a lactose, é possível obter um produto com sabor mais adocicado, sem aumentar seu valor calórico original.

10. O leite de búfala tem menos lactose do que o de vaca. MITO – A quantidade de lactose é similar de ambos os tipos de leite.

11. A lactose só deve ser consumida durante a infância. MITO – A lactose é um carboidrato capaz de nutrir, que pode ser consumido durante toda a vida do ser humano, desde que esse não apresente intolerância à lactose.

12. Iogurtes têm baixa lactose, por isso são seguros para pessoas com intolerância. MITO – O único tipo de iogurte seguro para as pessoas com intolerância à lactose não os iogurtes zero lactose.

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