Indústria 4.0

Revolução ou evolução

Três pontos antecedem o desenvolvimento da indústria 4.0 no mundo. O primeiro foi a invenção da máquina a vapor dando uma nova direção aos equipamentos industriais, principalmente no caso dos grandes teares. Na área de transportes, essa descoberta propiciou o surgimento das locomotivas a vapor e os trens a vapor. A 2a fase teve início nos Estados Unidos no final do século XIX e foi marcada, principalmente, pela criação e uso de novas tecnologias e pelo avanço da engenharia elétrica e das telecomunicações. Foi nessa fase que surgiram os veículos automotores e os aviões, possibilitando o desenvolvimento de equipamentos para uma produção em série. A indústria automobilística americana com a produção da linha T de Henri Ford é um caso emblemático desta fase. O microprocessador e o início da utilização da informática marcaram a 3a fase da Revolução Industrial, propiciando que os equipamentos ganhassem controles digitais beneficiando a engenharia de processos.

A IoT traz a possibilidade de comunicação entre pessoas, máquinas e produtos

Fábrica inteligente

A principal diferença da indústria 4.0 para esse terceiro estágio da era industrial é a internet que traz a possibilidade de comunicação entre pessoas, máquinas e produtos. Um relacionamento transparente e inteligente está sendo criado em todos os níveis da pirâmide hierárquica: desde o chão de fábrica, níveis operacionais e de negócio criando um caminho para uma produção inteligente, com máquinas e sistemas independentes. Eles se comunicam uns com os outros no mesmo tempo que podem intervir em processos de produção, corrigindo e otimizando esses processos.
As máquinas sabem o que deve ser feito e operam de forma independente (autônoma). É claro, todos os processos são realizados de acordo com o planejamento determinado pela coordenação e / ou através de um banco de dados no histórico da máquina, com tendências e modelos pré-programados.

A fábrica inteligente evita as temíveis paradas e pode sempre reagir com flexibilidade para trocas de processos na produção. As máquinas são utilizadas de forma a reduzir automaticamente gastos com energia e insumos.

Na Alemanha

O Ford T marcou o início da produção em série

Algumas soluções da indústria 4.0 começam a se tornar realidade e poderão ser vistas na Drinktec, em Munique, na Alemanha, entre os dias 10 e 15 de setembro. Drinktec é a plataforma principal para discussões e troca de conhecimentos sobre bebidas e alimentos líquidos no mundo.

Um dos aspectos importantes da indústria 4.0 é viabilizar uma produção customizada, entregando ao consumidor produtos com mais valor e com custos reduzidos. A produção customizada é uma resposta às necessidades dos consumidores por produtos com ciclo de vida pequeno e por demandas que vêm e vão muito rapidamente, mas que precisam ser atendidas.

O 4.0 Robo Fill pretende ser uma importante contribuição nesse novo caminho da industria inteligente. Um consórcio formado por instituições de pesquisa e grandes companhias de equipamentos e tecnologia está coordenando os trabalhos de desenvolvimento desse novo projeto. O 4.0 Robo Fill foi concebido com o propósito de otimizar e flexibilizar processos de enchimento no futuro. A sincronização entre as necessidades dos clientes e as ordens de produção são controladas através de imagens virtuais em estações de engarrafamento com extrema flexibilidade.

Nesse sentido, o novo projeto tornará pequenos e médios negócios mais competitivos e em condições de fornecer seus produtos tanto no mercado nacional como internacional. Os benefícios advindos desse projeto não são virtuais, mas sim benefícios muito reais.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno