Inauguração regada a inovação e tecnologia

Companhia comemora 75 anos com inauguração de parque industrial, além de modernizar e ampliar formatos de embalagens e
ingressar em uma nova categoria de mercado

CARLOS DONIZETE PARRA

A inauguração de um novo parque industrial de 5 mil m2 firma o nome da Famiglia Zanlorenzi como um dos maiores players do setor nacional de bebidas saudáveis, e dá início às comemorações dos 75 anos de sua fundação, celebrados em 2017. Com investimento de mais de R$ 40 milhões e mais de 180 colaboradores atuando, o novo parque tem a finalidade de levar às gôndolas de todo o país uma linha completa de sucos integrais e ingressar em uma nova categoria, a dos chás de alta qualidade. Também incrementa a produção dos mais de 130 rótulos já existentes no portfólio da companhia, segmentados nas categorias vinhos de mesa, vinhos finos nacionais e importados, espumantes, sucos e bebidas saudáveis.

A principal e mais significativa mudança será no processo de envase a frio asséptico, realizado a partir de agora com uma nova linha de produção. O equipamento de ponta foi produzido pela Krones, líder mundial em equipamentos, processos e soluções para indústrias de bebidas. Este processo de envase tem como grande diferencial a produção sem a adição de conservantes, o que mantém ao máximo o sabor e as propriedades nutricionais das frutas e vegetais. “O modo asséptico a frio permite o envase sem conservantes, resultando em um produto de altíssima qualidade e que não necessita de refrigeração, e com shelf life de 6 a 9 meses”, explica Giorgeo Zanlorenzi, presidente da Famiglia Zanlorenzi.

A tecnologia possui nível altíssimo de automação. As inspeções e garantias de processo são todas formatadas eletronicamente. Para se adequar aos novos procedimentos operacionais, a equipe de gestão, supervisão e operação da Zanlorenzi passou por treinamento teórico na Krones Brasil, em São Paulo, e mais 120 dias de treinamento com técnicos da Krones no próprio equipamento.

Investimento

55 mil garrafas por hora, é a capacidade que a Zanlorenzi passa a ter com a nova linha

Com a nova linha de produção, a empresa passa a ter capacidade de envase total de 55 mil garrafas por hora, trazendo como demais benefícios agregados o preço mais acessível em função da nova embalagem e a facilidade na portabilidade.

Os fatores que influenciaram o processo decisório da empresa em um investimento deste porte foram oferecer ao mercado um produto saboroso, saudável e com valor atraente ao consumidor. “Nossa marca já é reconhecida pela sua qualidade e sabor. Agregando a isso um preço que cabe no bolso do consumidor, a expectativa se transforma em certeza e em recompra”, explica Teodosio Piedahita, diretor comercial da companhia.

As novas embalagens de PET Famiglia Zanlorenzi serão comercializados nos tamanhos de 250 ml, 900 ml (carro-chefe) e familiar de 1,350 l. “O projeto de desenvolvimento do shape da garrafa, rótulo e tampa levou cerca de um ano. Trouxemos referências do mercado europeu aonde este tipo de embalagem é de grande participação. Temos como resultado final uma garrafa com um design moderno para evidenciar que se trata de uma embalagem premium”, fala Piedahita.

Aumento de portfólio

O investimento no novo parque industrial reforça o caráter de inovação que permeia os processos da Famiglia Zanlorenzi. Sempre atenta aos movimentos do mercado, a companhia atende às mais variadas formas de consumo por meio da ampliação da oferta de embalagens. “Iniciamos a produção de sucos na embalagem em vidro, em seguida adicionamos ao portfólio as embalagens cartonadas e agora acrescentamos o PET asséptico para que o consumidor tenha um leque maior de opções de compra”, diz Giorgeo Zanlorenzi. “Implementamos o que existe de mais moderno em tecnologia no mundo, para entregar ao nosso consumidor um suco como o feito em casa. Esse movimento aconteceu a partir da leitura do mercado internacional, que mostra claramente a tendência no crescimento do consumo de produtos saudáveis”, conclui.

O envase asséptico permite fabricação de produtos sem adição de conservantes e com maior tempo de prateleira, diz Giorgeo Zanlorenzi, presidente da Famiglia Zanlorenzi

Mercado natural em ebulição

O aumento da demanda dos consumidores por bebidas naturais, funcionais e saudáveis tem tornado esses produtos cada vez mais populares no mercado brasileiro.As tendências englobam produtos nutritivos (rico em vitaminas, fibras e sais minerais), naturais (puros, integrais), funcionais (com propriedades que auxiliam na saúde), com redução de calorias e de açúcar e outros.

As empresas brasileiras têm investido em novas tecnologias e no desenvolvimento de produtos específicos para esse público, assim como para consumidores da terceira idade e a nova sensação do momento: os mileniuns. “Percebemos que esta geração de Millennials está mais antenada e preocupada com o que consome. Se informam mais e buscam produtos de empresas com valores que se identificam com os deles, além da busca por produtos mais saudáveis. Nossa estratégia se diferencia a cada linha de produtos, mas o que permeia todas as marcas Campo Largo Sucos Integrais, Simmm! Sucos Funcionais e Simmm! Chás Especiais, é a transparência e o cuidado que temos em todos os produtos, sempre com sabor, qualidade e saudabilidade”, explica Piedahita.

“Nossa estratégia se diferencia a cada linha de produtos, mas o que permeia todas as marcas Campo Largo é a transparência e o cuidado que temos em todos os produtos, sempre com sabor, qualidade e saudabilidade” explica Teodosio Piedahita, diretor comercial da Famiglia Zanlorenzi

Neste cenário oferecer diferentes opções de embalagens também é uma maneira de estar presente no dia a dia dos consumidores. A embalagem continua sendo fundamental nessa estratégia de aproximação com o cliente. Os diferentes formatos de garrafas são direcionados a diferentes momentos de consumo. ‘Nossa oferta é ampla, para que todos possam consumir nossos sucos – das menores às maiores famílias. Valorizamos a transparência, onde o consumidor vê o que irá consumir, e destacamos em nossos rótulos a tabela nutricional e ingredientes, pois nossos sucos são feitos só de frutas. Oferecemos os Sucos Campo Largo nas garrafas de vidro, um formato mais Premium, também no PET asséptico, que é nosso grande lançamento, ofertando um produto mais leve, mais fácil de transportar e mais acessível. Além disso, temos as embalagens cartonadas, dedicadas especialmente ao público infantil, pela praticidade da embalagem com canudinho. Lembrando que, independente da embalagem, o que sempre se mantem é a qualidade dos sucos, 100% frutas, sem conservadores, integrais e deliciosos’, garante o diretor comercial da Zanlorenzi.

O novo parque da Famiglia Zanlorenzi permitirá dobrar o seu portfólio de bebidas saudáveis: um significativo salto de 24 para 42 produtos. Destes, 28 rótulos passam a ser envasados em PET asséptico, englobando sucos de frutas, de frutas e vegetais e chás, o novo lançamento da companhia.

Os seis chás da marca Campo Largo complementam a já ampla categoria de bebidas saudáveis produzidas pela Famiglia Zanlorenzi, e serão vendidos nos sabores hibisco + cranberry zero, 3 Chás Zero (uma mistura dos chás branco, verde e mate), chá verde + gengibre + limão zero; e os mates com limão zero, com limão e açúcar demerara orgânico e o natural com açúcar demerara orgânico. Uma novidade diferencia os chás Campo Largo dos concorrentes: os produtos regulares são adoçados com açúcar orgânico, enquanto que os zeros levam stevia em sua composição.

O lançamento da nova linha de chás especiais está prevista para o mês de Junho de 2017. ‘Além da diversidade de blends, o grande diferencial são os sabores dos chás, que são deliciosos!’, garante o diretor da Zanlorenzi, Teodosio Piedahita.
Além dos chás, será inserida na linha Simmm! o novo Simmm! Vegs açaí + berry, um suco de uva integral com açaí acrescido de cranberry, romã, ameixa e morango. “Queremos consolidar a Famiglia Zanlorenzi como referência em produtos saudáveis e saborosos em todo o Brasil”, finaliza o presidente da Zanlorenzi.

Fundada em 1942, a Famiglia Zanlorenzi é atualmente uma das maiores produtoras de derivados de frutas e uma das mais importantes indústrias de bebidas do Brasil. A base produtora do grupo está situada na Serra Gaúcha, em São Marcos (RS) e o pólo industrial em Campo Largo (PR).

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