Copo cheio de opções e novidades

Expositores aproveitam a Brasil Brau para apresentar soluções para micro e pequenas cervejarias

Nelson Donato

Não é novidade que a cerveja é uma das maiores paixões nacionais. Presente nas rodas de amigos, nos botecos e nos churrasquinhos de domingo, a bebida é amplamente consumida pelo brasileiro. Porém, nos últimos anos, o perfil do consumidor mudou, e cada vez mais, ele busca novos sabores e estilos, que satisfaçam seu paladar. Essa transformação é o principal fator que impulsiona o surgimento de micro e pequenas cervejarias e de cervejarias artesanais. E que lugar melhor para os produtores deste efervescente mercado encontrarem novidades do que a edição 2017 da Brasil Brau?

O evento, realizado entre os dias 26 e 28 de julho no São Paulo Expo e que contou com o suporte da drinktec, trouxe um verdadeiro “copo cheio” de opções para os empreendedores do segmento cervejeiro, que vão desde soluções em equipamentos até grande variedade de ingredientes para a fabricação do líquido derivado da cevada.

Os números comprovam o sucesso da feira. Em 2017, a Brasil Brau recebeu 5.942 visitantes, público 31% maior do que o registrado na edição anterior, ocorrida em 2015. Outro fator que contribuiu para a qualidade do evento foi a adoção de política de admissão que teve como objetivo restringir a visitação a somente profissionais da área. A participação de expositores internacionais também foi destaque, já que dos 73 stands, 20% pertenciam a empresas de outros países. Paralelamente, ocorreu no mesmo pavilhão, o Degusta Beer&Food, evento voltado ao público consumidor, que reuniu 52 cervejarias e atraiu 5.327 visitantes, que tiveram a oportunidade de apreciar mais de 600 rótulos nacionais e internacionais de cerveja.

Mas, o êxito da Brasil Brau vai muito além dos índices de crescimento. Durante o congresso promovido pelos organizadores, por exemplo, foram trazidas informações preciosas, desde o resgate da história dos primeiros empreendimentos e profissionais do setor cervejeiro brasileiro, até as mais recentes novidades acerca do cultivo de ingredientes utilizados na cerveja e os inovadores métodos de preparo da bebida.

Soluções

Na área de exposição o que se viu foram visitantes atentos, expositores animados com as perspectivas do mercado e, claro, muitas inovações para cervejarias dos mais variados tamanhos. Dentre as principais tendências apresentadas estão soluções flexíveis e de fácil operação para micro e pequenas cervejarias. A eficácia desses equipamentos para os fabricantes de menor porte se dá graças à possibilidade do aumento de capacidade com pequenos ajustes, acompanhando o crescimento da produção, o que evita constantes investimentos em novos maquinários.

Um dispositivo que traduz a importância da flexibilidade e o olhar atento das grandes marcas aos novos empreendedores do setor cervejeiro é o módulo SUPRAdisc da Pall. Aplicável para remoção de partículas, filtragem de polimento e filtragem final, o dispositivo possui design inovador, o que lhe confere uma série de vantagens como área de filtração 100% efetiva (devido aos canais separadores) e folhas de filtração individualmente separadas e seladas. “Embora o grande movimento de micro e pequenas cervejarias ainda aconteça na Europa e nos Estados Unidos, percebemos uma crescente desse segmento no Brasil, por isso a Pall tem investido em soluções flexíveis, que se adequam ao tamanho dos produtores. A tendência é o surgimento de equipamentos adaptáveis”, comenta a gerente regional de marketing da Pall do Brasil, Helena Branco.

Outra empresa que aposta na flexibilidade dos produtos é a Pentair. Durante a Brasil Brau, a empresa expôs o novo sistema compacto de recuperação de CO2, que começa o processo de recuperação a partir de 25 kg/h e pode chegar a até 160 kg/h “É um equipamento que vai montado dentro de um container, isso ajuda os pequenos produtores a recuperar o CO2 que é gerado durante o processo de fermentação, assim, ao invés de comprar o gás, a cervejaria pode reutilizá-lo e posteriormente vender o volume que não usa. Nosso equipamento transforma uma despesa em uma receita e acompanha o crescimento do cliente”, explica Marcelo Rampazzo, diretor regional da Pentair.

Rampazzo também demonstra otimismo com o crescimento do mercado de micro e pequenas cervejarias. “É um seguimento que cresce muito. Tomamos como exemplo o mercado americano, que possui mais de 10% do seu espaço ocupado pelos fabricantes menores. É por isso que a Pentair tem investido em soluções para esse setor. Temos olhado para ele com muito carinho.”

Pela primeira vez na Brasil Brau, em stand conjunto com a Petainer, a KHS trouxe para o evento máquinas ideais para os pequenos produtores de cerveja. Dentre os principais lançamentos estão a Innokeg, solução para enchimento de barris PET ou Inox, e a Innofill, linha de enchimento que trabalha com capacidade a partir de 3.000L/h. Flexíveis, ambos os equipamentos possuem a possibilidade de aumento de desempenho produtivo, conforme explica Karina Viotti, assistente comercial da KHS. “Esses produtos são bem flexíveis. Conforme a demanda do cliente aumenta, ele pode fazer upgrades para aumentar a capacidade produtiva. Há um mês vendemos esses equipamentos para o Instituto da Cerveja e com essa venda, abrimos novos caminhos. Com a exposição neste evento, tivemos a oportunidade de conhecer novos clientes e iniciamos conversas para futuros negócios.”

Innoket Roland 40 da KHS será lançada oficialmente na drinktec

Outra novidade trazida pela KHS foi a rotuladora compacta Innoket Roland 40, que tem capacidade de 2.500 a 25 mil garrafas por hora especificamente desenvolvida para linhas de baixa produção, e que será oficialmente lançada durante a drinktec.

Já a Petainer apresentou o barril de chope descartável Linestar, que possui nove meses de vida útil, capacidade de 30 litros e design ergonômico que facilita o manuseio e o empilhamento. O equipamento foi projetado para funcionar em linhas já existentes de barris de aço, podendo ser envasado manualmente, garantindo flexibilidade nas operações do cliente.

Ricardo Leonel Vieira, gerente da Petainer no Brasil afirma: “Nós identificamos a oportunidade de ajudar as cervejarias a fazer uma transição perfeita de aço para barris de PET sem a necessidade de um sistema de enchimento personalizado”. A Petainer aproveitou a Brasil Brau para inaugurar oficialmente o escritório da empresa no Brasil, na cidade de São Paulo.

Andritz aposta em soluções flexíveis

A AndritzSeparation também aposta na flexibilidade dos produtos. Um exemplo é o skid de clarificação de cerveja artesanal, que aumenta em até 15% o rendimento em baixos tempos de processamento, eleva a vida útil do produto armazenado e reduz os gastos com recursos de filtração. Os campos de aplicação do produto são a clarificação de cervejas de alta e baixa fermentação e de cervejas adicionadas de lúpulo seco. Dentre as principais inovações do equipamento estão o KO2 (knock out oxygen), dispositivo hidrométrico desenvolvido para minimizar a captação de oxigênio do clarificador , monitoramento de turbidez, controle automático de nível de SST e válvula de controle de contrapressão com transdutor de pressão totalmente automatizado.

Ingredientes

Os ingredientes básicos para a fabricação de cerveja são: água, malte, levedura e lúpulo. Porém, cada um desses elementos possui incontáveis variações, que aliadas a inúmeros métodos de preparo, proporcionam aos cervejeiros a possibilidade de criar infinitas combinações, que trarão novos sabores e estilos para a bebida.

Com o crescimento do número de fabricantes, a procura por produtos diferenciados e as mudanças de hábitos dos consumidores, os fornecedores de ingredientes têm direcionado seus investimentos em pesquisas para desenvolver novos insumos capazes de satisfazer as exigências do mercado.

Agrária apresentou o malte pale ale 100% nacional

A Cooperativa Agrária levou como principal novidade para a Brasil Brau o malte pale ale 100% nacional. Dentre as principais características do produto está o baixo teor de proteína e glucanos, o que facilita a clarificação. Outra vantagem é que esse malte é totalmente produzido no Brasil, portanto o valor de comercialização é mais baixo. “A maioria dos maltes pale ale comercializados no país são importados. Com isso, o principal ganho do nosso produto é ele ser mais barato”, detalha Rodrigo Matter, especialista de estratégias de negócios da Agrária, que também fala sobre a grande variedade de produtos distribuídos pela Cooperativa. “Nosso objetivo é oferecer um portfólio mais completo de insumos para o cervejeiro. Atualmente temos mais de 300 produtos. Tudo o que o cervejeiro precisa em termos de insumo, ele encontra em nosso catálogo.”

Uma das principais fornecedoras de bioingredientes do Brasil, a Prozyn trouxe para a feira o RendiMax Beer, uma solução enzimática que gera melhoria do rendimento na sala de brassagem e redução de custos de produção. Além do desempenho superior ao das enzimas convencionais, a adição do produto ao processo elimina riscos causados pela variação de malte, proporciona ciclos de filtração maiores e mais estáveis e reduz custos com CIP dos equipamentos. Marcio Nunes, diretor comercial da Prozyn, afirma que os insumos apresentados melhoram o custo-benefício da produção cervejeira. “Recebemos muita demanda de melhoria no processo de brassagem para que, entre outras coisas, nossos clientes possam obter maior rendimento em extrato. Depois de vários estudos, desenvolvemos o RendiMax Beer, uma solução altamente eficaz para os cervejeiros.”

Outra novidade apresentada foi o ClearMax, uma solução combinada de ácidos tânicos naturais que pode ser aplicado em diferentes etapas do processo. Quando adicionado à água de brassagem, reduz a formação de aldeídos, melhora o poder antioxidante estendendo a vida sensorial da cerveja e aumenta a velocidade de filtração. Já a adição de ClearMax durante a fervura, promove a formação de trub compacto e a redução de perdas, reduz o número de drenagens de fundo dos fermentadores, melhora os ciclos de filtração e ainda atua como uma solução de pré-estabilização. Por último, quando aplicado na maturação, reduz os níveis de metais presentes, promove melhor estabilização coloidal, tem alta performance na sedimentação de leveduras, e eleva os ciclos de filtração, reduzindo o consumo de terra diatomácea.

Stand da Prozyn foi um grande ponto de encontro

Nunes falou ainda sobre o LowFoam Beer, um antiespumante de alta performance que possibilita a redução das dosagens de lúpulo, um dos insumos mais caros dentro do processo cervejeiro: “Perde-se muita lupulagem com a espuma que é formada no processo de fervura e fermentação, e a utilização do Low Foam Beer permite menor dosagens de lupulo.” Além disso, o produto proporciona maior utilização da capacidade nominal dos tanques, menor perda de proteínas do mosto responsáveis pela formação natural da espuma e diminuição do tempo e custo de CIP. O antiespumante apresentado pela Prozyn não altera as características sensoriais da cerveja e é totalmente removido durante a filtração.
Atenta aos novos desafios e oportunidades deste mercado, a Prozyn irá inaugurar até o final do ano, uma planta piloto cervejeira em sua unidade em SP. O objetivo do novo espaço é desenvolver novas tecnologias e receber seus clientes para o desenvolvimento de novos produtos. “Esse novo projeto servirá para aproximar mais ainda a Prozyn dos nossos clientes e participar ativamente do crescimento desse mercado”, explica Nunes.

Líder no desenvolvimento de produtos derivados do lúpulo, a Hopsteiner, com um portfólio com mais de 80 variedades e extratos de lúpulo, representada no Brasil há mais de 30 anos pela Wallerstein, apresentou duas novas variedades do ingrediente responsável pelo amargor e sabor da cerveja. A variação Denali possui sabor cítrico e frutado, com aroma de abacaxi, pinheiro e citrino. Já o Lemondrop tem sabor cítrico e de ervas, com aroma de limão, menta, chá verde e de melão (levemente). “Possuímos um grande portfólio de variedades de lúpulo. Em nosso site, é possível acessar as informações de cada produto e analisar o gráfico dos sabores. Essa plataforma é muito útil para os cervejeiros. Queremos que cada vez mais os empreendedores do setor conheçam nosso catálogo. É um verdadeiro trabalho de formiguinha, mas esperamos entrar com tudo no mercado de homebrew e craftbrew”, conta Fernando Feitosa, mestre cervejeiro da Hopshop.

Fermentis levou novo fermento utilizado na produção de cerveja belga Saison

A Fermentis, uma das principais fornecedoras mundiais de fermento para a indústria de bebidas e alimentos apresentou durante a Brasil Brau o fermento SafAle BE-134, ideal para o estilo de cerveja belga Saison, que tem sabor frutada, com atenuação alta e características de cravo. Patrick Zanelle, gerente regional de vendas da Fermentis, detalha que o novo produto já tem bom espaço no mercado. “A demanda por cervejas no estilo belga cresceu muito nos últimos anos no Brasil, Estados Unidos e Europa. Por isso, desenvolvemos esse produto, que permite aos cervejeiros aproximarem o sabor de seus produtos ao dessa tradicional escola.”

Otimismo

A Brasil Brau foi ponto de encontro de muitos executivos que fornecem soluções para o segmento cervejeiro. Embora o momento da economia brasileira permaneça desfavorável, os expositores mostraram otimismo com as perspectivas do mercado de micro e pequenas cervejarias e com as oportunidades de negócios geradas durante a feira, que também serviu como palco de apresentação de novos produtos.

A Agavic aproveitou o evento para apresentar um manifold com capacidade para encher cinco barris de uma vez, além de um dos produtos que mais tem feito sucesso no mercado que é o growler de dois litros em aço inoxidável. O diretor comercial da empresa, Breno Garrefa, explica os benefícios dos lançamentos. “O manifold dá segurança e qualidade no envase, garantindo que o barril foi cheio, sem espumar e sem oxidar o produto. O growler é mais voltado ao consumidor final que gosta de ir para a praia ou tomar um chope artesanal em casa.”

Sobre o crescimento do mercado de pequenos cervejeiros, Garrefa revela que a Agavic já observa o segmento há muito tempo. “A cerveja está se tornando cada vez mais popular. Agora, muitos consumidores querem fazer sua própria cerveja e a cada dia que passa o acesso a isso é facilitado. Cada vez temos mais empresas oferecendo insumos, consumíveis, novas tecnologias que possibilitam fazer a cerveja em casa. Uma das maiores provas disso é a abertura de mais micro cervejarias nos últimos anos e a enorme quantidade que ainda surgirá.”

A Hiper Centrifugation oferece uma linha variada de centrífugas para cervejarias artesanais. Os equipamentos possuem capacidade desde 1.000 até 10.000 litros por hora

O otimismo de Garrefa é compartilhado por Paulo Sergio Nascimento, diretor da Hiper Centrifugation, que comenta a situação atual do segmento. “A verdade é que o aumento da demanda passa pelas transformações dos consumidores. Hoje, muitos já não ficam satisfeitos ao tomar uma cerveja industrial. Buscam novos sabores e produtos com mais qualidade. As perspectivas estão bem animadoras”. Para a Brasil Brau, o grupo apresentou uma nova linha de centrífugas clarificadoras, com produtos que possuem capacidade de mil a 10 mil litros por hora.

A Zegla é, atualmente, um dos maiores fabricantes nacionais de equipamentos e soluções completas de linha para o segmento de bebidas. Embora a maioria dos seus equipamentos seja voltada para produções de médio e grande portes, a empresa observa atentamente o crescimento dos micro e pequenos cervejeiros e levou para o evento dois produtos capazes de atender as demandas desse tipo de produtor. O primeiro, para o envase de garrafas de vidro, possui dupla pré-evacuação, o que garante a isenção de oxigênio no recipiente, painel elétrico construído em aço inox e filtro regulador de pressão e lubrificação. O segundo equipamento apresentado pela Zegla tem como função o envase em latas e é equipado com sistema de transmissão por engrenagens helicoidais suspensas, montados sobre rolamentos e eixos fixos, carrossel montado sobre rolamento com células de carga e alimentador de tampas automático acionado eletronicamente por um servo-motor, e com sensor de presença e falta de tampas. “Trouxemos um modelo para envase de cervejas em garrafas de vidro, que utiliza um processo totalmente diferenciado. Ele é semiautomático, com capacidade de até 250 garrafas por hora, ideal para quem está começando no mercado, embora nessa mesma linha, possuímos dispositivos automáticos, que enchem até 750 garrafas por hora. Também estamos apresentando um produto que trabalha com latas, totalmente automatizado, com capacidade de até 4.000 latas por hora. Sabemos que alguns estados como o Distrito Federal terão restrições para venda de produtos em garrafas de vidro, o que torna este equipamento ainda mais interessante”, conta o gerente de vendas Rodrigo Bonzanini.

Mais de 6.000 pessoas visitaram o evento

A Anton Paar apresentou durante a feira equipamentos para medição de extrato, análise de gases dissolvidos (gás carbônico e oxigênio) para bebida no tanque. A empresa também levou equipamentos para análise de turbidez, cor e pH em produtos já envasados.”Contamos com equipamentos de processos, capazes de fazer o controle de todos os procedimentos. Outra novidade é que os equipamentos de análise podem se comunicar com os instrumentos de linha de produção para alterar os processos caso seja necessário. Para o mercado de micro e pequenas cervejarias, nossos equipamentos atuam diretamente no controle de qualidade das bebidas fabricadas”, afirma Stephan Freire, vendedor técnico da Anton Paar.

Congresso resgatou história da bebida e apontou tendências do mecado cervejeiro

Acompanhando o aumento do número de cervejarias de pequeno porte em todo o mundo, a Verallia tem participado em diversos festivais do segmento em busca de informações sobre as necessidades dos fabricantes artesanais. A partir desse trabalho de campo, a empresa procura melhorar o portfólio de produtos. “A Verallia possui a maior linha de garrafas standard do mercado. Também produzimos garrafas para outros segmentos e curiosamente, muitas cervejarias artesanais têm nos procurado para adquirir esses produtos. Um exemplo é a nossa linha para espumantes, que muitos cervejeiros utilizam para cervejas especiais, um produto com maior valor agregado e que necessita de uma embalagem diferenciada. A Verallia também possui a SelectiveLine, que são garrafas especiais, feitas em velocidade reduzida, com maior peso e detalhamento. Temos soluções em vários tamanhos”, detalha a supervisora de marketing Catarina Peres. A empresa também oferece serviços que agregam valor aos produtos, tais como: plataformas logísticas, personalizações e assistência técnica.

Veja abaixo as fotos de alguns profissionais que passaram pelo estande.

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