Plantio de soja na fase final

Os trabalhos de plantio da nova safra brasileira de soja entraram na reta final na maior parte dos estados produtores do país. “No Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), os trabalhos estão virtualmente concluídos, restando apenas pontos isolados a serem semeados. Nas últimas semanas, houve um grande avanço na semeadura, com a maior parte dos atrasos iniciais sendo recuperados”, indica o analista de SAFRAS & Mercado, Luiz Fernando Roque.
Por outro lado, a falta de chuvas voltou a atrapalhar o avanço dos trabalhos no Norte/Nordeste. Mas, nas demais regiões, os trabalhos continuaram a avançar e a previsão é de que haja a conclusão da semeadura nos últimos estados até o dia 21 de dezembro.
Conforme levantamento feito por SAFRAS, com dados recolhidos até o dia 28 de novembro, 85% da área total prevista já foi semeada no país. O percentual equivale a aproximadamente 26,6 milhões de hectares plantados, de um total estimado de 31,43 milhões de hectares. No final de novembro, o percentual era de 74%. Em mesmo período no passado, o percentual era de 88%. A média histórica dos últimos cinco anos para o período é de 89%.
No Paraná, 96% do total da área prevista já foram semeados. O percentual equivale a 5,07 milhões de hectares, de um total de 5,28 milhões de hectares. No final de novembro, o número era de 88%. No mesmo período do ano passado, o percentual chegava a 98%, enquanto a média normal dos últimos cinco anos é de 99%.
No Rio Grande do Sul, da área total prevista de 5,2 milhões de hectares, 68% foram semeados, ou 5,54 milhões de hectares. No final de novembro, o percentual era de 44%. Em mesmo período do ano passado, 63% da área haviam sido plantados. A média dos últimos cinco anos para o período é de 67%.
Em Santa Catarina, do total da área prevista de 600 mil hectares, 85% já foram plantados, ou 510 mil hectares. No final de novembro, o percentual era de 70%. Em mesmo período na safra passada o número era de 81%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 81% para o período.

Centro-Oeste

No Mato Grosso, 98% da área já foram semeados, ou 8,65 milhões de hectares de um total de 8,83 milhões de hectares. No final de novembro, o percentual era de 95%, enquanto em mesmo período na safra passada o número era de 100%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 100% para o período.
No Mato Grosso do Sul, do total previsto de 2,22 milhões de hectares, 98% foram semeados, o equivalente a 2,18 milhões de hectares. No final de novembro o número era de 95%, enquanto em mesmo período do ano passado o percentual era de 100%. A média dos últimos cinco anos é de 100% para o período.
Em Goiás, da área total prevista de 3,25 milhões de hectares, 91% foram semeados, ou 2,96 milhões de hectares. No final de novembro o percentual era de 80%, enquanto em mesmo período no ano passado o número era de 96%. A média dos últimos cinco anos é de 95% para o período.

Sudeste

Em Minas Gerais, do total previsto de 1,35 milhão de hectares, 74% já foram semeados. O percentual equivale a aproximadamente 1 milhão de hectares. No final de novembro, o percentual era de 55%. Em mesmo período do ano passado, o número era de 96%, enquanto a média dos últimos cinco anos é de 82% para o período.
Em São Paulo, 90% do total da área prevista de 735 mil hectares já foram plantados. O percentual equivale a aproximadamente 662 mil hectares. No final de novembro, o percentual era de 75%. Em mesmo período, no ano anterior, o percentual chegava a 92%. A média dos últimos cinco anos é de 95% para o período.

Nordeste

Na Bahia, os trabalhos atingiram 60%, ou 810 mil hectares de uma área total prevista de 1,35 milhões de hectares. No final de novembro, o percentual era de 55%. Em mesmo período do ano passado, o número chegava a 70%, enquanto a média dos últimos cinco anos para o período é de 74%.
No MAPITO (Maranhão, Piauí, Tocantins), de uma área estimada de 2 milhões de hectares, aproximadamente 45% já foram semeados. No final de novembro, o número era de 30%. Em mesmo período do ano anterior o número era de 57%. A média dos últimos 5 anos é de 67%.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno