ABRABE e Senac promovem consumo responsável

Evento disponibiliza conteúdo educativo para
garçons e profissionais do setor de bebidas em geral

Pelo terceiro ano consecutivo a ABRABE, por meio da plataforma Sem Excesso, apoia a sexta edição do Circuito de Bebidas promovido pelo Senac São Paulo. O Sem Excesso estará presente com o objetivo de oferecer conteúdo educativo aos futuros e atuais profissionais do setor de bebidas, reforçando as mensagens de consumo consciente de bebidas alcoólicas com materiais impressos e audiovisuais.

O evento, com início no dia 14 de maio e término em 29 de junho, acontece, simultaneamente, em 15 unidades do Senac no Estado de São Paulo, com o objetivo de reunir, além de interessados no tema, profissionais da área da alimentação e pontos de venda (bares e restaurantes) para falar sobre a diversidade das bebidas e a importância em orientar o consumidor para um consumo consciente.

O papel do Sem Excesso durante o evento vai ser justamente o de orientar estes profissionais de bares e restaurantes por meio de mensagens de boas práticas, com foco na venda responsável de bebidas alcoólicas, utilizando situações reais frequentes em bares e restaurantes. Para isso, a plataforma criou um guia de boas práticas para um estabelecimento responsável que será distribuído ao longo do evento, com dicas de como servir melhor os clientes e como orienta-los a curtir sem exageros, assim como: oferecer alimentos e hidratação entre as bebidas alcoólicas; exigir a identidade do cliente certificando que seja maior de 18 anos; conscientização das gestantes sobre os riscos de consumir bebida alcoólica; alertar os clientes sobre a proibição por lei do ato de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas e cuidados com promoções que incentivam o consumo excessivo. Além disso, o Sem Excesso preparou um vídeo educativo que traz situações do cotidiano de profissionais do setor com possíveis atitudes para cada uma dessas ocasiões.

Para José Augusto Rodrigues da Silva, presidente executivo da ABRABE, é importante disseminar a mensagem do consumo responsável tanto aos clientes, quanto aos profissionais de estabelecimentos de venda de bebidas alcóolicas. “O Sem Excesso existe há 7 anos com a premissa de orientar todo o público e alertar sobre o consumo excessivo de bebida alcóolica. Poder contar com parceiros como o Senac é muito importante para nós, pois, nos aproximando dos profissionais responsáveis pela venda dessas bebidas, temos aliados que nos ajudam a disseminar nossas mensagens, tão importantes para a população”, comenta o executivo.

Juliana Reis, coordenadora da área de bebidas, serviços e gestão do Senac São Paulo, reforça que o Circuito de Bebidas contribui para que os profissionais do segmento e demais interessados desenvolvam uma visão holística e estejam aptos a atuarem em um mercado cada vez mais competitivo e multifacetado. “Buscamos trabalhar com temas inovadores e acessíveis. O evento permite aos participantes aprender algo novo sobre a área de alimentação e compartilhar conhecimento num ambiente profissional e descontraído. Nessa dinâmica, destacamos a importância das boas práticas no consumo de bebidas alcoólicas e, também, do papel fundamental dos profissionais do segmento na orientação aos clientes”, explica.

Todos os materiais realizados pela Plataforma Sem Excesso com apoio educacional do SENAC podem ser acessados, além do evento em si, também nos canais oficiais da plataforma no site oficial, Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. Para consultar a programação completa e se inscrever, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/circuitodebebidas.

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno