Os tempos mudaram

Consumidores dedicam maior atenção a atributos relacionados à qualidade da cerveja, como sabor, cor, espuma, aroma e outros. É a valorização da cerveja no mercado nacional

Beer in glasses isolated on white backgroundCARLOS DONIZETE PARRA

A cerveja é responsável por mais de 80% do volume global de bebidas alcoólicas e desfruta de enorme popularidade e simpatia em todos os mercados.
No Brasil, a cerveja sempre foi sinônimo de refrescância e pouca atenção era dada a questões relacionadas ao sabor da bebida. O máximo que alguns consumidores mais exigentes pediam era um colarinho robusto e cremoso.
De uns anos para cá, com o aumento da renda (até 2014), o movimento das cervejas artesanais ganhou força. Isso mudou o comportamento dos consumidores em relação à cerveja.
Para entender um pouco melhor essas mudanças fizemos uma pesquisa prévia nas redes sociais e selecionamos os comentários dos bebedores de cerveja em diversos canais.
Separamos, então, esses consumidores em 3 grupos:
•Tradicionais (mainstream)
•Apreciadores de cerveja artesanal
•Microcervejarias e cervejeiros caseiros

Redes sociais

O que as pessoas falam sobre o produto cerveja nas redes sociais?
O sabor parece ser o aspecto mais importante para o consumidor de cerveja artesanal, sejam eles só apreciadores, como também os cervejeiros caseiros.
As menções negativas são, principalmente, sobre o sabor da cerveja. Nesse caso, as grandes marcas também recebem críticas pesadas. É clara a falta de conexão entre consumidores de cerveja artesanal e os grandes fabricantes de cervejas. As grandes marcas são consideradas por esses consumidores como o “lixo” do mercado. Eles só bebem essas cervejas senão tiver outra “coisa”, em alguns casos “não tomo nem de graça”.
redes-sociaisNo aspecto visual as citações foram para cerveja turva, com resto de levedura etc. Mas, muitas vezes, não foi avaliado o estilo da cerveja. O consumidor não informado considera a cerveja turva como um defeito, em alguns estilos é uma característica positiva do produto.
Também foram várias citações sobre on flavor e off flavor. Isso também em blog / sites especializados, até porque essas pessoas são as que mais demonstram a preocupação por fazer e degustar uma cerveja de qualidade.

Comentários

  • MAINSTREAM

… Adquiri 3 pacotes com 12 latas de Caracu e coloquei para gelar. Quando abri a primeira e coloquei no copo, percebi, um aspecto marrom claro e opaco, cheiro desagradável e ao provar, o gosto era muito ruim. Considerando que era apenas a primeira lata, descartei e abri outra, que também estava da mesma forma. Descartei novamente e, olhando o interior da lata, percebi que permaneceu uma borra marrom, espessa e densa, que não desprendia do dundo da lata. No ralo da pia, permaneceu uma substância marrom clara, opaca e espessa, difícil de dispensar.
… comprei 4 unidades de Skol Ultra em uma conveniência; abri uma comecei a beber e percebi um sabor estranho, amargo, fermentado que lembra vômito, observei a garrafa e percebi muitas partículas brancas na cerveja, que alteram até sua coloração. Observei as demais cervejas e todas estão com as mesmas características. Todas as cervejas pertencem ao lote 200816…
… comprei uma caixa com 6 Skol Beats e todas estavam com gosto e cheiro horríveis como colocam no mercado um produto estragado. Estou muito triste com a marca, pois eu era uma consumidora fiel e agora estou no prejuízo, sendo que é um bebida cara. Entrei em contato com a marca pelas redes sociais, mas não obtive retorno. Espero a solução do meu problema…

1
• Representa cerca de 98% do mercado
• Não está preocupado com o sabor
• Só quer refrescância e beber cerveja

 

2• Representa cerca de 2% do mercado
• Experimentou, gostou e passou a colocar o produto nas compras semanais
• Por causa do preço o consumo ainda não deslancha mais
• Esse público quer entender mais de cerveja

 

3• Faz parte dos 2% do mercado de artesanais
• Esse público tem mais conhecimento sobre cerveja
• Continua buscando cursos, livros etc.
• As microcervejarias ganham espaço no mercado e investem em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos
• Alguns homebrewers tornam-se cervejarias ciganas e depois microcervejarias

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