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Menina agua

Água mineral avança no mercado de bebidas não alcoólicas e busca aumentar valor agregado do produto

A mudança de comportamento do brasileiro com relação à saúde e bem estar vem contribuindo para o aumento das vendas de algumas categorias de produtos. A água mineral é um desses produtos beneficiados pela busca do consumidor por uma qualidade de vida melhor.
Nos últimos cinco anos, o consumo de água mineral vem crescendo a taxas anuais acima dos dois dígitos, e com uma expansão do mercado, segundo a Associação Brasileira de Água Mineral (Abinam), ao redor de 20%. O consumo per capita do brasileiro também aumentou e hoje está na faixa dos 69 litros por ano.
Um dos desafios do setor continua sendo o de agregar valor ao produto e ser menos dependente dos galões de 20 litros que representa, atualmente, cerca de 60% do mercado. A rentabilidade nesse tipo de embalagem é pequena e não permite ao engarrafador capitalizar melhor o negócio para fazer investimentos maiores.

Premium

O movimento de premiunização parece ter conquistado o brasileiro de vez e algumas empresas de água mineral querem se aproveitar desse momento também, como vem acontecendo com a cerveja, café, destilados e outros produtos.
Pouring water from bottle into glass on blue backgroundUma coisa é certa, o consumidor busca algo muito além do produto, ele quer uma experiência de consumo. E, no caso da água mineral, para oferecer esse momento especial, vale lançar o produto em uma embalagem inusitada, adicionar mais gás do que o “normal”, associar o produto a personalidades famosas, linkar a bebida com fatos que remetam o consumidor à sua infância ou a épocas e acontecimentos marcantes de sua vida, enfim existem uma série de possibilidades que podem ser utilizadas para agregar valor ao produto e torná-lo premium na percepção do consumidor.
Esses produtos conquistam nichos específicos do mercado e, normalmente, são comercializados por valores bem acima dos produtos tradicionais, em se tratando de água mineral, alguns produtos já existentes nos pontos de vendas são vendidos na faixa de R$ 8 a R$ 12 e são encontrados, normalmente, em restaurantes, bares, hotéis, aeroportos, casas noturnas, lojas de conveniência e eventos.

No mundo

As vendas globais de água engarrafada cresceram a um ritmo anual de 6% desde 2008, em comparação ao crescimento de 1,3% das bebidas carbonatadas. Com isso, as vendas de água mineral devem atingir os 238 bilhões de litros até o fim deste ano, acima dos 227 bilhões de litros previstos para as bebidas gaseificadas como os refrigerantes, colocando a água como a bebida sem álcool mais vendida do mundo.
A concorrência mundial entre os grandes produtores de água mineral está cada vez mais acirrada o que demonstra um mercado em ascensão. Os motivos para essa expansão variam de país para país, mas a preocupação com a saúde é um motivador de consumo encontrado em praticamente todos os lugares.
Nos Estados Unidos, por exemplo, um dos maiores consumidores mundiais, a questão da obesidade ganha relevância e acelera o crescimento em um mercado já muito significativo. No Reino Unido as vendas também estão em alta e crescem perto de 10%. A Ásia mantém-se na liderança, principalmente pelas dificuldades de abastecimento de água encanada de alguns países como China e Índia.
Os consumidores da geração Y, principalmente nos países desenvolvidos, estão cada vez mais preocupados com a ingestão de aditivos e produtos muito processados. Em bebidas, passaram a preferir a água engarrafada em vez de refrigerantes.

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