Alinhados à realidado do consumidor

As inovações e desenvolvimentos de bebidas estão direcionadas a
produtos com menor teor de açúcar e maior valor nutricional

| MARILIA KUBOTA |

Como parte da evolução da indústria de alimentos, muitas empresas estão conduzindo seus trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e ingredientes em um formato interdisciplinar, alinhando as tecnologias de aplicação com a nutrição e fisiologia humanas. Esse processo resulta em produtos mais saudáveis e alinhados às expectativas nutricionais atuais dos consumidores.

Os desafios nutricionais de hoje, dentre eles o consumo diário de calorias (superior e inferior ao ideal), deficiências nutricionais e maus hábitos alimentares, gerarão efeitos colaterais a médio e longo prazos, a saber: obesidade e peso acima do ideal, baixa imunidade, processos digestivos alterados, câncer, má saúde bucal, osteoporose, diabetes tipo II e problemas cardiovasculares. Postergar esses efeitos colaterais é um dos principais objetivos da reeducação alimentar e a indústria de alimentos está inserida nesse contexto, tendo papel fundamental no compromisso em realinhar seus produtos a essa realidade.

O mercado de bebidas vem mudando de forma contínua, e as opções com menor teor de açúcares, rótulos com menos ingredientes e produtos com maior valor nutricional têm direcionado os desenvolvimentos e inovações.

A Sweetmix oferece uma ampla linha de ingredientes e soluções para o desenvolvimento de bebidas funcionais que estejam aderidas aos novos perfis de produtos que combinem nutrição com uma ótima experiência sensorial. Nesse segmento, a empresa atua com uma diversificada linha de edulcorantes naturais, premixes de vitaminas e minerais, sistemas estabilizantes e, como distribuidor oficial no Brasil dos produtos BENEO®, oferece as fibras inulina e oligofrutose (FOS) da linha Orafti® e a Palatinose™ ou isomaltulose.

Bebidas formuladas com as fibras prebióticas inulina e FOS, ambas da raiz da chicória, contribuem para a melhora da saúde digestiva (estímulo ao crescimento de bactérias benéficas no cólon intestinal, aumento do volume das fezes e da frequência de evacuações) e na maior absorção do cálcio (promovem a maior biodisponibilidade do cálcio advindo da dieta). O aumento da saciedade proporcionado pelas fibras pode colaborar para o melhor gerenciamento de peso e até mesmo para redução da gordura corporal. As fibras inulina e FOS possuem funcionalidades tecnológicas que permitem a redução do teor de gordura e açúcares em bebidas, devido às suas características de textura e perfil de dulçor. Em linhas gerais, a bebida final poderá ter um perfil nutricional mais balanceado, com os teores de lipídeos e açúcares substituídos por fibras prebióticas e, consequentemente, com redução das calorias totais.

A Palatinose™ ou isomaltulose é o único carboidrato de baixo índice glicêmico que é totalmente digerido, porém de forma lenta, fornecendo energia de forma contínua e prolongada na forma de glicose. É um dissacarídeo do açúcar da beterrada, composto por moléculas de glucose e frutose, porém ligadas entre si por ligações a1,6, diferentemente da sacarose que possui ligações a1,2. Essa característica resulta em uma digestibilidade muito mais lenta da Palatinose™. Bebidas esportivas ou bebidas energéticas, que contenham a Palatinose™, fornecem um aporte energético prolongado, portanto sustentável, sem picos glicêmicos e que podem garantir melhor performance e maior oxidação de gordura no metabolismo energético, quando comparada a outros carboidratos de alto índice glicêmico. A longo prazo, traz benefícios ao gerenciamento de peso, composição corporal e à saúde.

Associado a todos os benefícios destes ingredientes, também é possível incorporar micronutrientes às bebidas através de formulações exclusivas de premixes de vitaminas e minerais que podem agregar conceitos de saudabilidade ao produto, direcionando-o a públicos específicos e agregando vantagens competitivas a essas bebidas.

Os trabalhos em redução de açúcares em bebidas, combinando formulações funcionais e com mais valor nutritivo, fazem parte das estratégias da Sweetmix junto aos seus clientes. Nossa atuação no mercado de ingredientes é sustentada no fornecimento de um amplo portfólio de especialidades,com serviços técnicos em aplicações e em desenvolvimento de formulações para oferecer o suporte mais adequado e direcionado ao mercado de alimentos, além de contar com uma unidade fabril com Certificação FSSC22000 para produção de ingredientes da mais alta qualidade.

Deixe seu comentário