ABB comemora 105 anos e lança ABB Ability

Evento realizado no Museu do Amanhã mostrou as principais inovações digitais da empresa

O evento também marcou o lançamento no Brasil do ABB Ability, um pacote de produtos e soluções digitais , que permitirá às empresas brasileiras otimizar a análise de dados de suas operações e obter ganhos de eficiência e de produtividade. A ABB estima que as soluções digitais podem adicionar US$ 20 bilhões em sua receita anual.

“A ABB está presente no Brasil há mais de cem anos, contribuindo de forma inovadora para alguns dos projetos de infraestrutura mais icônicos, tais como Itaipu e Belo Monte”, disse o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. “Nós fornecemos os primeiros equipamentos elétricos para o Bondinho do Pão de Açúcar, o primeiro teleférico da América Latina, inaugurado em 1912”, acrescentou.

O ABB Ability foi concebido com objetivo de reduzir manutenções e prolongar a vida útil dos ativos, resultando em eficiência de custos e operações mais sustentáveis e seguras. Entre os produtos e serviços apresentados no Museu do Amanhã estava o Smart Sensor, solução Inteligente para motores de baixa tensão capaz de transformar simples motores em máquinas inteligentes, podendo ser utilizado em motores de qualquer fabricante, antigos ou novos. Reduz tempos de parada em até 70% e aumenta, em até 30%, a vida útil do ativo. Monitora e informa, via wireless, os parâmetros de saúde dos componentes do motor, tais como vibração, temperatura, sobrecarga, frequência e rotação. Fácil de ser instalado e manuseado, o Smart Sensor é uma porta de entrada das indústrias de bebidas para os benefícios da Indústria 4.0.

Na demonstração da solução durante o evento, Marcio Gennari, gerente de aplicação de motores e geradores da ABB Brasil, explicou que o produto monitora e informa via wirelles parâmetros operacionais, tais como vibração, temperatura, sobrecarga, frequência e rotação, convertendo esse pacote de dados em parâmetros de saúde dos componentes do motor, como comportamento vibracional, condição de sobrecarga, problemas nos rolamentos, saúde do rotor, e até calcula o consumo de energia.

“Os dados são analisados por um software, também desenvolvido pela companhia. O operador pode acessar todos os dados captados através do aplicativo de mesmo nome, Smart Sensor, através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. As informações chegam de hora em hora e acessando diretamente o portal do produto, o operador tem acesso aos gráficos e informações necessárias para o planejamento de manutenção e gerenciamento remoto”, completou Gennari.

ABB é uma das principais fornecedoras do S11D, o maior projeto de mineração do mundo, localizado no sudeste do estado do Pará. A empresa desenvolveu uma solução para gerenciamento de ativos em tempo real e forneceu tecnologia de automação para as esteiras transportadoras, permitindo o sistema truckless.

Como parte das celebrações dos 105 anos da ABB, YuMi, robô industrial colaborativo de dois braços, desenvolvido pela ABB, criou uma obra de arte em parceria com o artista plástico Caio Chacal, demonstrando que a interação entre máquinas inteligentes e humanos não é mais uma projeção para o futuro.

Deixe seu comentário