Sommelière da Ambev é a primeira brasileira a receber o certificado Cicerone

A sommelière Beatriz Ruiz acaba de conseguir o Cicerone, uma das certificações cervejeiras mais importantes do mundo, e se torna a primeira cidadã brasileira a ter o certificado.

Cicerone é o programa de certificações dado aos profissionais apaixonados por cerveja e que entendem, e muito, do universo dessa bebida que vem ganhando cada vez mais força, com tamanha criatividade e quantidade de rótulos de diferentes estilos, sabores e ingredientes.

Criado em 2009 nos Estados Unidos, por Ray Daniels, membro do Siebel Institute of Technology em Chicago, há poucas pessoas com este certificado no mundo.

Beatriz Ruiz é Sommelière e Mestre em Estilos de Cervejas pelo Instituto da Cerveja Brasil, trabalha no mercado de cervejas artesanais há 6 anos, tendo passado por importadoras, projetos especiais e cervejarias. Hoje é Gerente de Conhecimento Cervejeiro e também da marca americana Goose Island. Fundou o projeto Goose Island Sisterhood, uma confraria de mulheres que busca discutir Empoderamento Feminino e Cerveja.

“Esse certificado é uma satisfação pessoal e profissional na minha vida e reforça a minha paixão por cerveja e por esse universo tão fascinante. Foram 4 horas de prova, que exigiu um conhecimento bastante aprofundado de qualidade, como a armazenagem e serviço, identificação de off-flavors e de estilos, conhecimentos sobre a história da cerveja e processos de fabricação, além das questões práticas e degustações. Não foi fácil, mas eu consegui trazer esse certificado para casa e estou muito feliz com isso. Ele não é só meu, é nosso!”, conta Beatriz Ruiz.

Deixe seu comentário