Garrafas PET Lightweight estreiam na América do Sul

8,9 gramas para garrafas de 0,5L e 22 gramas para garrafas de 1,5

As garrafas PET ultra leves para água mineral chegam na América do Sul através do conhecimento e experiência do Departamento de Desenvolvimento de Embalagens Bottles & Shapes™ da KHS. As embalagens estão disponíveis nos formatos de 0,5L com peso de apenas 8,9 gramas ou 22 gramas para garrafas de 1,5L. A KHS Corpoplast, em Hamburgo, fabricante de sopradoras PET do Grupo KHS desenvolveu designs de garrafas especiais para os dois formatos, possibilitando fabricação de garrafas PET mais leves que as garrafas já existentes na América do Sul, isto sem perder a elevada estabilidade esperada pelo cliente. Desde o segundo semestre de 2015, a Água Mineral Santa Joana, envasadora de água de Recife (PE), envasa sua água em garrafa PET Lightweight (peso leve), reduzindo consideravelmente os custos de material e energia, sem prejuízo das características mecânicas da garrafa.
“Com as garrafas PET Lightweight desenvolvidas pela KHS estamos iniciando uma grande mudança de paradigma no mercado sul-americano”, afirma o Prof. Dr. Eng. Matthias Niemeyer, CEO da KHS GmbH. “Com o conhecimento da KHS, os produtores de bebidas agora podem reduzir consideravelmente o uso de recursos, como energia, pessoal e espaço. Portanto, é mais do que uma simples economia de material de garrafa”, explica o CEO da KHS.

KHS__foto 5_Santa Joana 2016Redução de material

As novas garrafas PET de 0,5L e 1,5L para água sem gás estão abaixo dos pesos até agora praticados na América do Sul. Enquanto, geralmente, as garrafas PET de 0,5L pesam 12 gramas e as garrafas PET de 1,5L pesam de 26 a 30 gramas, as novas garrafas PET da KHS de 0,5L agora pesam apenas 8,9 gramas e as garrafas PET de 1,5L apenas 22 gramas – uma economia de cerca de 30%. A economia de resina começa, nos dois tamanhos de garrafa, com uma tampa substancialmente mais leve de apenas 1,9 gramas (com 26 milímetros de diâmetro do gargalo) e continua com substancial economia no corpo da garrafa.

“Apesar destes recursos serem ainda pouco usados na América do Sul, nossas garrafas PET Lightweight apresentam uma elevada e duradoura estabilidade”, diz Arne Wiese, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens Bottles & Shapes™ da KHS Corpoplast.
Isto vale para o tratamento das garrafas na linha, na armazenagem, no transporte e também no manuseio das garrafas no mercado. A KHS desenvolveu as garrafas PET Lightweigh com base nos novos requisitos de projeto e tendo em conta as exigências específicas do produtor brasileiro de bebidas.
“Cerca de 70% dos custos de produção de uma garrafa PET são relativos ao uso de material (resina PET). Por isso, os produtores de bebidas podem diminuir significativamente seus custos, devido ao reduzido uso de material”, explicou Wiese. Com uma capacidade de produção anual de, por exemplo, 300 milhões de garrafas PET de 1,5L e uma redução de peso de 4 gramas na embalagem, o resultado é um potencial de economia de até 1,8 milhão de euros – 450.000 euros por ano por cada grama economizada.

KHS_foto 7_Santa Joana 2016Garrafas PET Lightweight no Nordeste do Brasil

A Água Mineral Santa Joana, de Recife (PE), produz as garrafas em uma sopradora InnoPET Blomax Serie IV 12S, com capacidade de até 27.000 garrafas por hora.
“A Europa e os EUA estão à frente da América do Sul no que diz respeito às garrafas PET Lightweight. Por isso, vemos aí um grande potencial para aumentos de eficiência e soluções sustentáveis no enchimento em PET”, diz Niemeyer. O projeto Água Mineral Santa Joana confirma esta estimativa: a KHS tem mais pedidos de desenvolvimentos PET Lightweight provenientes do continente sul-americano.

Uma visão do grupo KHS

O Grupo KHS é um fabricante líder de sistemas de enchimento e embalagens para a indústria de bebidas e alimentos. Entre as empresas do Grupo estão: a KHS GmbH, KHS Corpoplast GmbH, KHS Plasmax GmbH e NMP Systems GmbH.
A KHS GmbH, com sede em Dortmund, possui também unidades de produção em Kleve, Bad Kreuznach e Worms, onde fabrica equipamentos modernos de enchimento e embalagem.
A KHS Corpoplast e a KHS Plasmax formam na filial de Hamburgo a competência em PET do Grupo KHS. Elas desenvolvem e fabricam máquinas para sopro de embalagens PET leves e soluções de revestimento (coating barreira) inovadoras. A NMP Systems GmbH, com sede em Düsseldorf, desenvolve e comercializa, como uma filial 100% da KHS GmbH, novas soluções de embalagem com economia de recursos para garrafas PET.
O Grupo possui uma rede de produção e serviços de assistência técnica mundial e emprega mais de 4.600 funcionários. Em 2015, a KHS foi premiada com o selo Top 100 como reconhecimento de inovação especial e sucesso de inovação acima da média no setor médio alemão. Em 2014, o Grupo gerou um volume de vendas de 1,08% da Salzgitter AG, cotada em MDAX.

KHS_foto 4_Santa Joana 2016

 

 

 

 

Romena Torres, Lenilson Torres e Lenilson Torres Filho
Água Mineral Santa Joana é a primeira empresa brasileira
a adquirir o inovador equipamento da KHS

Deixe seu comentário

WhatsApp Engarrafador Moderno